
O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), com o apoio do Instituto Ibirapitanga, lançou um edital para selecionar designers ou equipes de design a fim de desenvolver uma identidade visual para a classificação Nova de alimentos. A convocação é para profissionais interessados na criação de uma solução visual didática para o conceito científico. As inscrições foram prorrogadas até 24 de fevereiro de 2025.
O objetivo é a criação de um ícone que facilite a adoção da Nova por cientistas, profissionais de saúde e educação, tomadores de decisão, comunicadores e pela sociedade em geral. Além do ícone, o trabalho incluirá a definição de uma paleta de cores, tipografia, texturas e outros elementos essenciais para a identidade visual. O objetivo é fortalecer a representação da Nova e promover sua compreensão em diferentes contextos gráficos, substituindo, por exemplo, a pirâmide alimentar em materiais didáticos.
A Classificação Nova, reconhecida internacionalmente, foi criada pelo Nupens/USP, e categoriza os alimentos com base no grau de processamento in natura e minimamente processados, ingredientes culinários, processados e ultraprocessados. A criação de uma identidade visual específica contribuirá para a difusão das diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira e reforçará a Nova como um novo paradigma científico global.
Os três finalistas do concurso receberão bonificações, e o vencedor receberá uma remuneração extra. Detalhes sobre o cronograma e valores das bonificações estão disponíveis no edital completo, acesse clicando aqui. Atenção para a prorrogação do prazo: inscreva-se até 24 de fevereiro!
Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail nupens@fsp.usp.br .