O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) abre vaga de pesquisador em nível de pós-doutorado na área de métodos qualitativos para avaliação de políticas públicas. Candidaturas de regiões do Brasil que não o Sudeste, de outros países, de mulheres e de pessoas que se identifiquem como pretas, pardas ou indígenas são especialmente encorajadas.

A pessoa selecionada trabalhará no projeto de pesquisa “Avaliação de impacto do Programa Nacional de Alimentação Escolar em desfechos de dieta e de desenvolvimento econômico”, sob a coordenação de pesquisadores doutores do Nupens/USP, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) da Unicamp, da UFPR, da Unifesp e da Uerj.

Sobre a pesquisa

Realizada em parceria com colaboradores de diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e dos Estados Unidos, a pesquisa conduzir uma avaliação nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – um dos maiores e mais antigos programas de alimentação escolar do mundo, e que atende mais de 40 milhões de estudantes brasileiros(as). O foco da análise é a qualidade da alimentação dos(as) estudantes atendidos(as) e a oferta de alimentos saudáveis, incluindo variáveis socioeconômicas regionais e condições de vida de agricultores familiares que fornecem alimentos ao programa.

Sobre o trabalho

A pessoa selecionada utilizará métodos qualitativos (como entrevistas semiestruturadas e análises documentais) para verificar potenciais barreiras e facilitadores para uma implementação ótima do PNAE e realização de seus objetivos de saúde, nutrição, educação e sociais.

Será necessário liderar a condução de entrevistas com atores envolvidos na implementação da política no governo local e em escolas, nutricionistas, membros de conselhos de alimentação escolar, agricultores familiares e fornecedores de alimentos.

As atividades incluirão: revisão da literatura científica, construção/revisão/crítica de instrumentos de coleta de dados qualitativos, coleta de dados qualitativos, análises de dados qualitativos, redação de artigos científicos, participação em reuniões científicas semanais, colaboração com demais membros do grupo de pesquisa e parceiros de universidades localizadas em outros países e apresentação de trabalhos em congressos científicos internacionais da área.

Sobre a vaga

Horário: tempo integral
Duração: previsão de 12 meses, com possibilidade de renovação
Remuneração: bolsa de pós-doutorado de R$ 8.479,20 mensais + reserva técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa (para despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa)
Natureza: trabalho será realizado em modo híbrido (a distância e presencial em São Paulo ou Campinas). Será necessário deslocamento para coleta de dados em outros estados do país.

Requisitos

● Doutorado em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Nutrição, Economia, Desenvolvimento Econômico, Ciências Sociais, Políticas Públicas, Ciência Política e áreas correlatas (concluído ou a ser concluído até 11/2022)
● Experiência prévia com métodos qualitativos (coleta e análises de dados) comprovável com histórico de publicação cientifica na área
● Experiência em estudos e pesquisas na área de avaliação de impacto de políticas públicas, nutrição e/ou sistemas alimentares
● Conhecimento avançado/fluente em inglês (escrita, conversação e leitura)
● Experiência com redação de artigos científicos em língua inglesa
● Experiencia de trabalho em equipes multidisciplinares
● Experiência com uso do NVivo

Qualidades desejáveis

● Experiência ou conhecimento de políticas e programas multissetoriais, avaliação e impacto de
políticas públicas da área de alimentação ou nutrição e de trabalho conjunto com formuladores de políticas públicas
● Interesse e capacidade de interagir com membros da sociedade civil, advocates, membros do governo e formuladores de políticas públicas
● Experiencia de trabalho com pesquisadores(as) de outras áreas
● Desejável experiencia em Stata, R, SAS, EpiInfo e/ou REDCap

Inscrições

Interessados devem enviar ao e-mail selecao.politicasan@gmail.com currículo e carta de intenção abordando seu interesse no estudo, experiência na área da vaga, nome, e-mail e telefone de duas referências (elas serão contatadas antes da seleção do/a candidato/a). O título do e-mail deve ser Posdoc Métodos Qualitativos.

Prazo: 15 de outubro de 2022.

Dúvidas sobre a vaga podem ser enviadas à dra. Ana Clara Duran (anaduran@unicamp.br).