O Estudo NutriNet Brasil pretende acompanhar 200 mil adultos brasileiros de todas as regiões do país para investigar os padrões alimentares relacionados ao risco ou à proteção contra doenças crônicas não transmissíveis
Um dos maiores estudos sobre alimentação e saúde do país é coordenado e desenvolvido pelo Nupens/USP. Desde janeiro de 2020, o NutriNet Brasil tem acompanhado milhares de brasileiros voluntários de todas as regiões do país para investigar a relação entre os padrões alimentares praticados por essa população e o risco de desenvolver doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, vários tipos de câncer e doenças do coração. O estudo é uma coorte prospectiva e, por isso, terá duração de vários anos. Ao longo desse período, os participantes responderão a questionários curtos sobre alimentação e estado de saúde, disponíveis a cada 3 a 4 meses no portal do estudo. Apesar de já contarmos com mais de 100 mil cadastrados na plataforma do NutriNet Brasil, a pesquisa pretende alcançar 200 mil pessoas. Se você tem mais de 18 anos, reside no Brasil e tem acesso à internet, acesse o site do estudo (https://nutrinetbrasil.fsp.
Clique aqui para se inscrever no NutriNet Brasil!
Investigar os padrões alimentares da população brasileira e sua relação com a morbimortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, depressão, enxaqueca, doenças gastrointestinais.
Qualquer pessoa com no mínimo 18 anos, residência no Brasil e acesso à internet pode participar, ou seja, adultos de todas as regiões do país são mais do que bem-vindos!
Após fazer a inscrição no site da pesquisa e validar o cadastro por e-mail, o participante já pode iniciar o preenchimento dos primeiros questionários, que ficam disponíveis na plataforma do estudo. Toda a participação ocorre online e o NutriNet envia notificações por e-mail e SMS para avisar o participante quando um novo questionário já está disponível para ser respondido, geralmente a cada 3 a 4 meses.
Os apoiadores financeiros do NutriNet Brasil são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, desde 2017, e a Umane, associação civil sem fins lucrativos dedicada a apoiar, desenvolver e acelerar iniciativas de prevenção de doenças e promoção à saúde, desde 2020.
O Nupens/USP, sediado na FSP/USP, coordena e desenvolve o NutriNet Brasil, mas conta com a parceria de outras unidades da USP (Medicina, Instituto do Coração – InCor) e várias universidades federais (Unifesp, UFMG, UFRGS, UFPel) e centros de pesquisa (Fiocruz – Rio de Janeiro e Bahia e Instituto Nacional do Câncer – Inca).