Esta bolsa de pós-doc faz parte do financiamento concedido ao Nupens/USP pela Climate and Land Use Alliance (CLUA) para a execução do projeto “Impacto da dieta brasileira sobre a saúde, o ambiente e a biodiversidade do sistema alimentar”, sob a coordenação do Prof. Carlos A. Monteiro.

A bolsa terá duração de até 18 meses, e a atividade do bolsista selecionado envolverá participação intensa na etapa do projeto relativa ao desenvolvimento de indicadores do impacto de alimentos sobre o ambiente e a biodiversidade do sistema alimentar e à aplicação desses indicadores aos bancos de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE de 2008/2009 e de 2019.

Documentação para inscrever-se:
1) Carta de intenção explicando o interesse do candidato pela bolsa.
2) Curriculum Vitae (Lattes completo para os candidatos brasileiros).
3) Cartas de recomendação de dois pesquisadores da área.

Critérios de seleção
A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros com título de doutor em instituição de ensino e pesquisa do país ou do exterior. O treinamento em bioestatística e em epidemiologia nutricional, a experiência prévia em manejo e análise de bancos de dados de consumo alimentar, o conhecimento dos principais indicadores de avaliação de impactos ambientais, a capacidade de redigir artigos científicos e o domínio da língua inglesa serão valorizados.

Os candidatos interessados devem enviar os documentos necessários até o dia 10 de dezembro de 2019 para regia@usp.br com o assunto: BOLSA PD NUPENS.

A seleção dos candidatos para a bolsa será feita com base na análise da documentação e em eventual entrevista, que poderá ser realizada via telefone ou Skype.

O valor da bolsa será de R$ 8.000,00 mensais caso o candidato tenha disponibilidade para dedicação integral ou de R$ 4.000,00, para a dedicação em meio período. Neste último caso, dois bolsistas poderão ser absorvidos pelo projeto. O início será imediato.

O Nupens/USP é um órgão de integração da USP, criado em 1990 com a finalidade de estimular e desenvolver pesquisas populacionais em nutrição e saúde. O grupo é integrado por professores e pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública, de outras unidades da Universidade e de outras instituições acadêmicas do país, além de mestrandos, doutorandos e pós-docs.