Anualmente, a Universidade de Stanford (EUA), em parceria com a Elsevier, divulga o ranking “Top 2% Scientists”, que reúne os cientistas mais influentes do mundo com base em métricas padronizadas de citações da base de dados Scopus.
Na edição de 2024, o Brasil contou com mais de 1000 pesquisadores listados, sendo a maioria de universidades e instituições de ensino públicas. O levantamento considera tanto o impacto ao longo da carreira quanto a produção científica mais recente dos pesquisadores, destacando a relevância internacional da produção acadêmica brasileira.
Entre os nomes incluídos estão seis pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (Nupens/USP):
-
Carlos Monteiro (USP)
-
Renata Bertazzi Levy (USP)
-
Eurídice Martinez Steele (USP)
-
Leandro Rezende (Unifesp)
-
Patrícia Constante Jaime (USP)
-
Fernanda Rauber (USP)
O grupo é internacionalmente reconhecido pela criação da classificação Novaa de alimentos e pela introdução do termo “ultraprocessados”, hoje amplamente utilizado no Brasil e no mundo.A presença dos pesquisadores do Nupens no ranking reafirma o protagonismo do Núcleo como referência científica em alimentação, nutrição e saúde pública e a produção científica com financiamento público e livre de conflito de interesses.