Entomologia em Saúde Pública
Esta linha de investigação tem como objetivo avaliar aspectos relacionados à taxonomia, biologia e ecologia de artrópodes transmissores de patógenos, assim como os aspectos relacionados à epidemiologia das doenças relacionadas a estes organismos, contribuindo para o maior conhecimento acerca desses vetores de importância em saúde pública, e auxiliando na formulação e no aprimoramento da vigilância e das estratégias de controle vigentes.
Sublinhas:
Epidemiologia das doenças veiculadas por artrópodes e medidas de controle
Visa desenvolver estudos epidemiológicos sobre as doenças veiculadas por artrópodes de interesse em Saúde Pública e investigar e avaliar medidas de controle a elas direcionadas. Visa também a desenvolver estudo sobre vigilância entomológica e controle vetorial.
Taxonomia e Bioecologia de artrópodes vetores de doenças transmissíveis
Dirige-se aos seguintes grupos de insetos, vetores de agente de doenças transmissíveis de relevância para a Saúde Pública: Culicidae, veiculadores de malária, arboviroes e filarioses; Phebotominae, veiculadores de leishmanioses; Triatominae, veiculadores da doença de Chagas; e carrapatos, veiculadores de febre maculosa, doença de Lyme, erlichiose, etc. Visa desenvolver e aprimorar conhecimentos sobre estes insetos a partir de estudos de morfologia, morfometria e técnicas moleculares, de distribuição espacial, de biodiversidade, de ecologia de populações, de infecção por patógenos, e de capacidade e competência vetorial.
Orientadores:
Adriano Pinter dos Santos, Eunice Aparecida Bianchi Galati, Francisco Chiaravalloti Neto, Fredi Alexander Diaz Quijano, Maria Anice Sallum, Mauro Toledo Marrelli, Tamara Nunes de Lima Camara.