Solicitações

As solicitações abaixo devem ser realizadas obrigatoriamente pelo menu REQUERIMENTOS do Sistema Janus.

Aproveitamento de Disciplinas Cursadas como Aluno Especial

O aluno de Mestrado ou Doutorado pode solicitar o aproveitamento de créditos das disciplinas cursadas como aluno especial na USP. Para isso, deve:

  1. enviar o atestado de conclusão pelo sistema Janus, acessando o menu “Requerimentos”.

A solicitação será encaminhada para aval do orientador e analisada pela Comissão Coordenadora do Programa e, se aprovada, os créditos correspondentes serão inseridos na ficha acadêmica do aluno.

Vale destacar que poderão ser aproveitadas as disciplinas cursadas até 36 meses antes da matrícula como aluno regular, sendo esse período contado a partir do início da disciplina.

 

Aproveitamento de Disciplinas Cursadas Fora da USP

Disciplinas cursadas fora da USP, em programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES, poderão ser aceitas para contagem de créditos, até o limite de um terço do mínimo exigido em disciplinas, desde que aprovadas pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP).

Para solicitar o aproveitamento de créditos, o aluno deve enviar, pelo sistema Janus (menu “Requerimentos”) anexando:

  1. o atestado de conclusão da disciplina, contendo informações sobre carga horária, datas de início e término, e conceito obtido;
  2. a ementa da disciplina.

Os créditos de disciplinas cursadas até 36 meses antes da data de matrícula no Programa poderão ser aproveitados.

A solicitação será encaminhada para aval do orientador e analisada pela Comissão Coordenadora do Programa e, se aprovada, os créditos correspondentes serão inseridos na ficha acadêmica do aluno

 

Desligamento

O aluno matriculado poderá ser desligado do curso nas seguintes situações:

  1. Reprovação em duas tentativas da mesma disciplina ou reprovação em três disciplinas diferentes;
  2. Falta de matrícula regular em dois períodos letivos consecutivos, dentro dos prazos previstos no calendário escolar fixado pela CoPGr;
  3. Não aprovação no exame de qualificação dentro dos prazos estabelecidos pelo Regimento;
  4. Desempenho acadêmico e científico insatisfatório;
  5. Não cumprimento das atividades ou exigências no prazo regimental;
  6. A pedido do próprio aluno (através do sistema Janus, pelo menu “Requerimentos” e se possível especificando o motivo).

Licenças Maternidade e Paternidade

O estudante matriculado em curso de Mestrado ou Doutorado poderá usufruir de licença-maternidade ou paternidade, com suspensão da contagem dos prazos regimentais, além do prazo estabelecido no art. 46 do Regimento da Pós-Graduação.

 – A pós-graduanda poderá usufruir de licença-maternidade por um prazo de até 6(seis)meses.

 – O pós-graduando poderá usufruir de licença-paternidade por um prazo de 20(vinte) dias.

 – Para a concessão da licença, deverão ser atendidos os seguintes requisitos:

  1. Requerimento: Deve ser firmado e dirigido à CCP, acompanhado da certidão de nascimento.
  2. Data de Concessão: A licença será concedida a partir da data do nascimento ou da adoção, não sendo aceitos pedidos posteriores ao período aquisitivo.

 

Prorrogação de Prazo para Depósito de Tese/Dissertação

Excepcionalmente, poderá ser concedida prorrogação de prazo para o depósito da Dissertação ou Tese para os alunos matriculados no Programa. Consulte o regulamento do seu programa para verificar o prazo máximo.

Para a concessão da prorrogação, os seguintes requisitos devem ser atendidos:

  1. Requerimento do aluno com parecer do orientador, dirigido à CPG, acompanhado de justificativa da solicitação(assinado por Gov ou USP assina)
  2. Relatório referente ao estágio atual da Dissertação ou Tese.
  3. Cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas durante o período.

O pedido será encaminhado para aprovação da CCP e CPG.

O pedido deve ser feito com prazo de 30 (trinta) dias de antecedência da realização de reuniões da CCP e CPG, conforme estabelecido em https://www.fsp.usp.br/pos/wp-content/uploads/2023/07/2023-07-DepositoDigital-Prazos-Orientacoes.pdf

 

Solicitação de Créditos Especiais

Os Programas de Pós-Graduação podem aceitar que alguns créditos obrigatórios sejam convertidos em créditos especiais. Para saber se o Programa aceita créditos especiais, o aluno deve consultar o regulamento do seu Programa.

Caso tenha interesse em solicitar créditos dessa modalidade, o aluno deve:

  1. preencher o formulário “Solicitação de Créditos Especiais
  2. Anexar o formulário com o comprovante específico do motivo da solicitação, através do sistema Janus, pelo menu “Requerimentos”. A assinatura deverá ser Gov ou USP Assina

Essa solicitação passará pela análise da Comissão Coordenadora do Programa. Créditos especiais devem ser solicitados com até 45 dias de antecedência ao depósito.

 

Trancamento de Matrícula

 O estudante matriculado em curso de Mestrado ou Doutorado pode requerer, mediante justificativa, o trancamento de matrícula por prazo não superior a 365 dias, quando estiver impossibilitado temporariamente de manter suas atividades acadêmicas.

 – Para a concessão do trancamento de matrícula, deverão ser atendidos os seguintes requisitos:

  1. Requerimento: Deve ser firmado pelo aluno(assinatura Gov) e acompanhado de parecer circunstanciado do orientador(assinatura Gov ou USP Assina), dirigido à CCP. O requerimento deve incluir os motivos da solicitação, documentalmente comprovados, o prazo pretendido e a data de início.
  2. Condições de Trancamento: Não será concedido trancamento de matrícula durante a vigência de prorrogação de prazo para a conclusão da dissertação ou da tese, exceto em casos de doença, a critério da CaN do CoPGr.
  3. Retroatividade: O trancamento de matrícula poderá retroagir à data da ocorrência do motivo de sua concessão, desde que solicitado enquanto o motivo perdurar, e desde que não provoque superposição com qualquer atividade realizada, exceto matrícula.

O pedido será encaminhado para apreciação da CCP e da CPG.