Conheça o nosso projeto

Jogo da Memória

Será que vocês conseguem se lembrar de todos os lugares em que pode acontecer a contaminação?
Jogar

Jogo da Associação

Ligue um ponto de contaminação com a ação que ajudar a evitar a exposição ao chumbo
Jogar
Responder pesquisa

Perguntas frequentes sobre os efeitos do chumbo na saúde

É quando o funcionamento do corpo de uma pessoa, criança ou adulto, é prejudicado porque esta pessoa teve contato com chumbo (caneca pintada com chumbo, brinquedo com tinta a base de chumbo descascando, mexeu com baterias de carro, trabalhou em fábricas que usam chumbo e levou o uniforme sujo para casa, etc). Este contato pode acontecer durante muito tempo, sem que a pessoa saiba, causando efeitos que não são facilmente associados à contaminação pelo metal. Um exemplo é quando a criança tem dificuldade de aprender. Este pode ser um efeito da exposição ao chumbo que aconteceu na gestação ou nos primeiros anos de vida da criança. Cada organismo reage de forma diferente a contaminação por chumbo, dependendo da idade, estado nutricional, genética e duração e origem da exposição ao chumbo.
A maneira mais comum é através de um teste de chumbo no sangue. A maioria das crianças com níveis detectáveis ​​de chumbo no sangue não apresenta nenhum sintoma evidente. Se você acredita que seu filho está ou pode ter sido exposto ao chumbo, procure o médico de confiança para realizar a testagem de chumbo no sangue.
Não existe nível seguro de exposição ao chumbo em crianças. As crianças são um grupo de maior preocupação de exposição a chumbo devido a seu processo de desenvolvimento e baixo peso em comparação com adultos. Quase todos os sistemas do corpo podem ser afetados pela exposição a chumbo, e já é demonstrado que mesmo níveis muito baixos de chumbo no sangue podem afetar a capacidade de prestar atenção, o desempenho na escola, e causar comportamento agressivo e antissocial. A melhor forma de proteger nossas crianças é através da remoção de todas as fontes de chumbo no ambiente, antes que a contaminação ocorra.
É reconhecido que níveis elevados de chumbo no sangue durante a gravidez podem resultar em sangramentos, aborto espontâneo ou que o bebê nasça sem vida (natimorto). Altos níveis de chumbo no sangue da mãe durante a gravidez podem afetar o crescimento do bebê, levando ao parto prematuro ou ao baixo peso ao nascer, e até afetar a audição, visão e a capacidade de aprender.
Não há cura para a intoxicação por chumbo, mas esta pode ser 100% evitável a partir da prevenção, que consiste em encontrar e remover as fontes de chumbo no(s) ambiente(s) em que a(s) criança(s) vive(m).
Você pode proteger sua família da exposição ao chumbo com passos simples:

- Ficar atento com objetos do cotidiano como brinquedos, utensílios de cozinha, jóias e cosméticos: dar preferência para aqueles com certificação de qualidade e afastar das crianças brinquedos descascando ou de procedência desconhecida.

- Limpar regularmente pisos, janelas, portas e outras superfícies a partir de métodos úmidos (esponja ou pano) para evitar a dispersão de poeira.

- Fazer a manutenção da pintura e encanamento da residência. Casas muito antigas podem ter canos metálicos que podem passar chumbo para a água. Se sua casa ainda tem canos metálicos, não beba nem cozinhe com a primeira água que sai da torneira, pela manhã, use-a para atividades de limpeza.

- Remover os sapatos ou limpar a sujeira antes de entrar em sua casa.

- Lavar sempre as mãos, especialmente quando brincarem fora de casa em parquinhos, e também as mamadeiras, chupetas e brinquedos das crianças antes que elas os levem à boca.

- Priorizar refeições de qualidade, ricas em ferro e cálcio. Estes nutrientes protegem as crianças do chumbo!

- Se estiver reformando a sua casa, evite ficar no mesmo ambiente da reforma, principalmente gestantes e crianças. A tinta e material que está sendo removido pela reforma podem fazer mal, principalmente se a pintura da casa for antiga.

- Não deixe baterias no quintal, ao alcance de crianças.

- Se o adulto da casa trabalha em produções ou serviços que envolvam tinta, pigmentos, baterias e soldas, não lave a roupa usada no trabalho junto com a roupa da família. Também não entre em casa com os sapatos usados no trabalho. Você pode contaminar suas crianças, carregando contaminantes no cabelo, sapatos e roupas.

- Se você faz trabalho informal, nunca faça soldagens ou banhos químicos em ambiente fechado, junto com a família. As crianças não devem ter contato com o pós de solda, nem com o fio de estanho! Não compartilhe este tipo de ambiente de trabalho com o convívio das crianças! É muito perigoso para a saúde delas. Você deve manter o ambiente muito bem ventilado e usar equipamento de proteção porque a sua saúde também é importante!

- Se você passou o zarcão no seu portão, precisa cobrir o zarcão com tinta esmalte. O zarcão descasca e pode ter altos níveis de chumbo. Se a criança coloca a mãozinha no portão, o pó do zarcão solta e faz mal para a criança!

- Conversar e se conectar com seu médico sobre os assuntos relacionados à exposição ao chumbo.
Os ecopontos são locais adequados para o descarte de resíduos da construção civil. Em Suzano, existem dois Ecopontos com esta finalidade:

- ECOPONTO PARQUE MARIA HELENA (Rua Antônio Francisco dos Santos, 186 – Parque Maria Helena): recebem entulhos de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações e piso), móveis e equipamentos domésticos (colchões, cadeiras, armários, geladeiras, televisão e computador), resíduos de poda e jardinagem, recicláveis (papel, plástico, vidro, metal e isopor), óleo de cozinha, pilhas e baterias, latas de tinta vazia.

- ECOPONTO MARGINAL DO UNA (Endereço: Rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira (próximo à Av. Governador Mário Covas Júnior- Marginal do Una): recebem resíduos da construção civil e materiais recicláveis.