“Desafios da Atenção Básica no enfrentamento à pandemia de COVID-19 no SUS” é o título de uma pesquisa empreendida por dezenas de pesquisadores para saber as condições operacionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a pandemia. 

A partir de uma amostra de 945 UBS de todo o país, foram feitas descobertas cruciais sobre a saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Por exemplo que, embora não fosse de sua responsabilidade, muitas UBS passaram a atender casos de COVID-19 grave e longa.

Tendo em vista a já conhecida sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde, a precária estrutura do sistema e o desfinanciamento do SUS, se um planejamento sistemático não for feito, o cenário que se descortina para um futuro próximo não é dos melhores. A professora Aylene Bousquat, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, sintetiza a situação como uma “tríade explosiva”, em entrevista do 25º episódio do “Saúde É Pública”, o podcast da FSP-USP.

A professora Aylene coordenou a segunda onda da pesquisa realizada nas UBS do país entre 15 de julho e 12 de novembro de 2021. Ela conta ao “Saúde É Pública” como foi e quais os principais resultados desse extenso trabalho.

 

O “Saúde É Pública” está disponível em diversas plataformas, incluindo Spotify e Anchor. 

Os episódios também são disponibilizados no Canal da FSP-USP no Youtube.

 

Podcast Saúde É Pública

25º episódio – “A Atenção Básica, o SUS e a COVID-19”

Com a participação da Profa. Aylene Bousquat.

 

 

 

Desafios do SUS e da Atenção Básica durante a pandemia é tema do 25º episódio do “Saúde É Pública”