No dia 14/12/2017 a Faculdade de Saúde Pública, o Serviço Especial de Saúde Pública de Araraquara (SESA), a Coordenação do Bacharelado de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Araraquara firmaram parceria de colaboração para desenvolvimento do Estágio Avançado em Saúde Coletiva. O objetivo é possibilitar ao aluno de Saúde Pública uma vivência integralizada, nas diversas áreas de atuação da saúde pública, oferecendo possibilidades de desenvolver competências e habilidades em um mesmo campo de estágio, compreendido entre os serviços do SESA e a Prefeitura do município.

Na ocasião, participaram da reunião o Prof. Dr. Victor Wünsch Filho, então diretor da FSP-USP, a Dra. Eliana Mori Honain, secretária de Saúde de Araraquara, o Dr. Walter Manso Figueiredo, diretor do SESA, a enfermeira Ângela Aparecida Costa, do SESA, Carlos Gilberto Lopes, assistente-administrativo da FSP-USP, além das Profas. Maria Cristina da Costa Marques e Zilda Pereira da Silva, coordenadoras do Curso de Graduação em Saúde Pública da USP.

A proposta da cooperação é que o aluno do Bacharelado de Saúde Pública realize as 690 horas de estágios curriculares obrigatórios em diversos serviços do município de Araraquara, vivenciando as questões de saúde pública na região. O Plano de Estágio será construído com todos os atores envolvidos, objetivando a articulação com a realidade e a situação de saúde do município. No plano regional, existe convênio firmado em vigência com o Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo (COSEMS), o que viabilizar uma fecunda vivência das realidades regionais, a partir dos serviços ligados à instância estadual.

Após apresentação da proposta em reuniões com representantes docentes e discentes e em articulação com a Diretoria do SESA e a Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, a Coordenação do Bacharelado em Saúde Pública tem a expectativa de que o Estágio Avançado de Saúde Coletiva virá a ser uma iniciativa importante na consolidação do projeto de formação de sanitaristas graduados pela FSP-USP, assim como o reconhecimento do sanitarista de graduação como profissional de suma importância tanto por gestores quanto pelo papel que virão a desempenhar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Coordenação do Curso de Bacharelado de Saúde Pública.

FSP-USP firma parceria com Prefeitura de Araraquara para desenvolvimento de Estágio Avançado em Saúde Coletiva