Serviço Especial de Saúde de Araraquara – SESA

O Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA) foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1947, para exercer, dentro dos limites do município de Araraquara, as funções de Unidade Sanitária, simultaneamente com as de Centro de Aprendizado da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Em seus primórdios,  o SESA era composto por uma sede e três subsedes tipicamente rurais. Foi o responsável pela supervisão geral, operação e manutenção do abastecimento de águas públicas urbanas e prestou serviços de prevenção e tratamento odontológico. A água fluoretada e clorada chegou aos domicílios de Araraquara em 1963, sob a supervisão do SESA, que realizou este serviço até 2012. 

Foi transferido para a Universidade de São Paulo em 1958 (pela Lei 4846/58), como Instituto Complementar da mesma, estando subordinado diretamente à Faculdade de Saúde Pública da USP. Consolidou-se como campo de estágio aos alunos do curso de Saúde Pública.

Até 1983, o SESA era o único serviço de saúde do município de Araraquara, sendo responsável pelo atendimento de toda a população. Os outros equipamentos de saúde no município eram o Pronto Socorro municipal, ambulatórios dos hospitais e ambulatórios do INAMPS.

A partir daquele ano, iniciou-se um processo de instalação de unidades básicas de saúde nos bairros pela Prefeitura Municipal. Gradativamente, as unidades do SESA localizadas na Vila Xavier (1990), Motuca (1992) e Gavião Peixoto (1996) foram municipalizadas, permanecendo somente a unidade central.

 

Vigilância

O SESA manteve-se responsável pela execução das atividades do Programa de Vigilância Epidemiológica do município, cabendo à Secretaria Municipal de Saúde a responsabilidade pela Vigilância Sanitária e Ambiental.

Essa nova realidade em termos de organização dos serviços de saúde possibilitou, a busca do serviço, por ações mais específicas e inovadoras na área de vigilância epidemiológica, área na qual os novos centros municipais ainda não dispunhamde suporte técnico de recursos humanos, e que este serviço, pelo fato de ser um centro de saúde-escola, já dispunha há algum tempo.

 O serviço passou a primar pela busca ativa, investigação clínico-laboratorial, diagnóstico e tratamento, medidas de controle individuais e coletivas, além do abastecimento dos sistemas informatizados das três instâncias de Governo.

O processo de trabalho inclui a investigação de agravos agudos, surtos e epidemias das doenças de notificação compulsória, além dos atendimentos de clínicas básicas (Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Médica).

 

Vacinação e serviços especializados

Além oferecer serviços de enfermagem e atendimentos de clínicas básicas (Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Médica), o SESA é um Centro de Vacinação responsável pela normatização, execução, controle e avaliação do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Araraquara, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecendo todos os imunobiológicos preconizados no PNI.

Constitui ainda um Serviço de Assistência Especializada (SAE) de AIDs e ISTs (HPV, sífilis congênita e hepatites virais)  para Araraquara e o Departamento Regional de Saúde (DRS). Funciona ainda como um centro de referência regional para tuberculose e hanseníase. Também oferece atendimento, acompanhamento e vigilância de esquistossomose  e Leishmaniose tegumentar.

Diretor: Dr. Walter Figueiredo

 

Mais informações no SESA Araraquara:
Rua Itália, 1533, Centro, Araraquara (SP). CEP 14800-350
Telefone: (16) 3334-6000 / Fax: (16) 3322-3121
E-mail: sesa@sc.usp.br