A  |  A+ |  A-
Faculdade Fisioterapia USP trata gratuitamente indivíduos com dor lombar

Pesquisa da Faculdade de Fisioterapia da USP está recrutando pessoas com Lombalgia (dor na parte baixa das costas), para participar como voluntário da pesquisa de mestrado intitulada “Efeito da Diatermia por Ondas Curtas (DOC) e Exercícios de Mat Pilates em Pacientes com Dor Lombar Crônica não específica: um Ensaio Clínico Controlado Randomizado”, orientado pela Profª Dra. Raquel Casarotto.

 

O objetivo é verificar os possíveis benefícios do uso destas duas técnicas na melhora dos sintomas da dor lombar crônica não específica, bem como da capacidade funcional do candidato, melhorando sua qualidade de vida. O tratamento terá duração de uma hora e será realizado de forma individualizada, duas vezes por semana, às terças-feiras e quintas-feiras à tarde, durante 6 semanas (12 atendimentos), na Faculdade de Fisioterapia da USP, na Cidade Universitária.

 

Cada dia de tratamento será composto por três etapas. Na primeira etapa haverá a aplicação de 30 minutos de Ondas Curtas, na segunda etapa, durante a aplicação do aparelho, haverá a demonstração de um manual de orientações para a coluna que o participante poderá levar para casa,  e a terceira etapa serão feitos exercícios de Mat Pilates (Pilates Clínico, com protocolo elaborado especificamente para pessoas com dor lombar) por 30 minutos. Todos os procedimentos serão realizados na maca.

 

Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail sand.fisio@gmail.com  juntamente o questionário respondido, disponibilizado aqui.

 

Nota: Esta pesquisa tem a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP – Cep FMUSP – com o registro 13963 de 13/07/2015, garantindo que a participação do candidato é inteiramente gratuita em qualquer fase do tratamento,  bem como a segurança dos procedimentos e o sigilo das informações coletadas, que serão usadas tão somente como dados estatísticos na dissertação do referido estudo. Não serão oferecidos  quaisquer produtos ou serviços alheios aos aqui descritos, antes, durante ou após a participação voluntária do candidato.