A  |  A+ |  A-
Frequentadores da FSP USP, os Doutores da Alegria são tema de samba

Foto: Assessoria de imprensa do Doutores da Alegria.

É muito comum para docentes, funcionários e alunos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, encontrarem na Lanchonete (Café CAOC), nos jardins da Faculdade e nas calçadas da mesma, na Rua Teodoro Sampaio e Av. Dr. Arnaldo, palhaços vestidos de médicos muito simpáticos cumprimentando a todos nós pelo caminho com sorrisos e brincadeiras, nos fazendo rir e aliviar nossa rotina de trabalho e estudo do dia.

Estes “artistas-palhaços-médicos” fazem parte da organização da sociedade civil sem fins lucrativos “Doutores da Alegria” que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

Segundo David Taiyu, coordenador artístico do Doutores da Alegria, “ao completarmos 28 anos de atividade em hospitais, observamos algumas coisas muito importantes neste ambiente e na sociedade de forma geral. Entramos em um lugar onde a dor e o sofrimento caminham juntos com a esperança, com a falta e a necessidade de alegria. O papel do artista-palhaço no hospital é buscar, com os dois pés na realidade e a cabeça nos sonhos, subverter as relações, propondo novos sentidos para a experiência de internação. Buscar, junto com as crianças, seus acompanhantes e profissionais, uma forma de fazer com que a arte seja transformadora”.

Para David, “a relação com a Faculdade de Saúde Pública é especial para nós na medida em que estabelece uma relação de troca potente entre os estudantes e os artistas-palhaços”.

 

Doutores da Alegria é tema do Samba Enredo de Escola de Samba em SP neste ano

Os doutores Marcio Douglas, vulgo Mané Pereira e Anderson Machado, o Dr Cavaco, no ICR – Instituto da Criança. – Foto: Assessoria de Imprensa do Doutores da Alegria.

Pela relevância de seu trabalho social, terapêutico e cultural, o “Doutores da Alegria” será homenageado pela Escola de Samba “Dragões da Real”, disposta a conquistar o título inédito de campeã do Grupo Especial das Escolas de Samba de São Paulo após dois vice-campeonatos recentes (2017 e 2019), com o enredo “A Revolução do Riso: A Arte de Subverter O Mundo Pelo Divino Poder da Alegria”, do carnavalesco Mauro Quintaes.

“Neste ano, levaremos um pouco da nossa experiência para o carnaval de São Paulo, por meio da homenagem da Escola de Samba Dragões da Real aos Doutores da Alegria. Para nós, este reconhecimento por um segmento cultural importante da sociedade traz uma alegria imensa, já que defendemos a cultura como um direito de todos”, completa David.

Com a presença dos besteirologistas em suas alas e alegorias, a escola será a terceira a desfilar na madrugada de sexta-feira (21) para sábado (22) de Carnaval, no Sambódromo do Anhembi. O início da apresentação está previsto para 1h35 da manhã.

“A revolução pelo riso se dá ao transformar o nosso interior, dando o fora na tristeza, espantado o desamor, colorindo a vida e curando o baixo astral”, antecipou o carnavalesco na sinopse do enredo. Em sua concepção, cada componente da agremiação terá a missão de espalhar felicidade durante o desfile. “Que sejamos doutores de todas as alegrias nesta lúdica terapia coletiva carnavalesca”, diz.

Em sintonia, Dragões da Real e Doutores da Alegria estiveram lado a lado em diversas etapas do processo de criação e preparação para o Carnaval.

Os sambistas visitaram a sede da associação, em Pinheiros (SP), por diversas vezes; em contrapartida, equipe e elenco dos Doutores estiveram no lançamento do enredo, na finalíssima do concurso samba-enredo e também em visita ao barracão de alegorias.

História de Alegrias

visita mauro quintaes rede globo (2) – Foto: Assessoria de Imprensa do Doutores da Alegria.

Fundada pelo ator, palhaço e empreendedor social Wellington Nogueira em 1991, a associação transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e é reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações. Em 2016, Doutores da Alegria se reposiciona a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional que reforça, entre outras diretrizes, a cultura como um direito de todos.

Com o Programa de Palhaços em Hospitais, coração da organização, já realizou mais de um milhão e setecentos mil intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Nos encontros semanais com as crianças em 8 hospitais de São Paulo e 4 em Recife, as duplas de palhaços subvertem a rotina hospitalar e propõem novos sentidos para a experiência de internação. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, desenvolve a curadoria de uma programação artística permanente e gratuita, que inclui teatro, música, dança, circo e poesia em 7 hospitais do estado, ampliando as relações entre arte e saúde.

A Escola Doutores da Alegria traz dois sistemas de formação – um para o público em geral e um para artistas – com cursos, palestras e programas estruturados a partir da filosofia, dos valores e de uma prática de mais de dez anos de atuação junto a públicos diversos. Entre suas iniciativas se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, que oferece a jovens em situação de vulnerabilidade social uma iniciação na carreira artística.

A organização desenvolve ainda espetáculos e intervenções urbanas como forma de compartilhar sua experiência com a sociedade. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por recursos financeiros obtidos através de patrocínio, doações de empresas e pessoas e por meio de atividades que geram recursos, como palestras e parcerias com empresas.

Saiba mais em doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

 

Marcelus William Janes – Assessoria de Comunicação da FSP/USP, com apoio de informações e fotos da Assessoria de Imprensa do “Doutores da Alegria”. Sugestão da pauta: Marcelo Santana – Funcionario da DVPDIGI/FSP/USP. Agradecimentos: Cristina Cardoso e David Taiyu