A  |  A+ |  A-
Saúde do trabalhador da saúde é tema do próximo webinar promovido pela FSP

As manchetes de jornal não param de alertar para o medo e a angústia dos profissionais de saúde na linha de frente dos cuidados aos afetados pelo coronavírus. Sobrecarga de trabalho, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), preocupação constante em evitar mortes dos pacientes, receio de levar o vírus aos seus familiares e de acabar sendo infectados são razões mais do que justificadas para o medo e a angústia. Associado a tudo isso, há relatos de uma “pandemia de problemas de saúde mental” entre os usuários e os profissionais de saúde. 

Para discutir essas questões, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza, no dia 2 de abril, das 10h30 às 12h30, o webinar “Saúde do Trabalhador da Saúde: o que está acontecendo e quais são as medidas de proteção necessárias?”. 

O painel online conta com a participação de Frida Marina Fischer, docente da FSP-USP,  que abordará os estudos com trabalhadores de enfermagem, os estressores e constrangimentos  no trabalho, além da necessidade de proteção e promoção da saúde desses profissionais; Gerson Salvador, infectologista do Hospital Universitário (HU) da USP,  irá trazer a “história a quente” do dia-a-dia nas unidades hospitalares e ambulatoriais, abordando também  medidas para aumentar a proteção dos profissionais de saúde. O sanitarista Felipe Daiko, apoiador da Atenção Básica em Santo André, vai trazer a experiência na atenção básica tensionada entre proteção e cuidado, muito intensificada na epidemia.

A FSP-USP promoveu outros dois painéis de debate online no contexto da Covid-19 e disponibilizou os vídeos em seu canal do YouTube.

Painel 1: “A emergência do Covid-19 e as respostas da saúde pública” – 19/03

Painel 2: “Vigilância do Covid-19: o que sabemos, os desafios e as colaborações necessárias” – 26/03

 

SERVIÇO

Webinar FSP-USP

“Saúde do Trabalhador da Saúde: o que está acontecendo e quais são as medidas de proteção necessárias?”

 2 de abril de 2020, quinta-feira, das 10h30 às 12h30.

LINK: https://zoom.us/j/405492451