A  |  A+ |  A-
Oitavo Comunicado da SAS aos Moradores do CRUSP

Oitavo Comunicado da SAS aos Moradores do CRUSP (16.04.2020)

Prezados(as) Moradores(as) do CRUSP,

Pedimos a sua atenção às seguintes informações:

ACOMPANHANDO E PROTEGENDO A SAÚDE DOS MORADORES

Agradecemos a todos(as) que responderam ao levantamento epidemiológico. Com base nas respostas que vocês forneceram, a equipe do Plantão Saúde da SAS fez contato com todas as pessoas que relataram sintomas respiratórios. Buscamos saber como cada uma está passando, fornecemos apoio e orientação. Muito em breve iniciaremos a testagem das pessoas sintomáticas para COVID-19, em parceria com a Plataforma Pasteur-USP.

Se você ainda não respondeu, esse é o link do levantamento epidemiológico: https://forms.gle/BitXnoqNFPv69C1V8.

Muita atenção a essas duas perguntas:

Você apresenta alguns desses sintomas no presente momento?
a. Febre
b. Tosse
c. Falta de ar
d. Dor no corpo, dor de garganta, nariz escorrendo, diarréia
e. Falta de olfato ou paladar
f. Mais de um dos sintomas acima.

Você teve contato com pessoas certamente positivas para COVID-19 nos últimos 14 dias?
a. De maneira direta?
b. De maneira indireta?

Se você responder SIM a uma dessas perguntas, entre em contato com o Plantão Saúde da SAS: WhatsApp (97154-6880) / E-mail (acolheusp@usp.br).

PROMOVENDO A LIMPEZA DO CRUSP

Faremos a reposição de itens do Kit de Limpeza para todos os apartamentos do CRUSP nesta sexta-feira próxima, dia 17/04/2020. Vocês receberão: água sanitária, detergente e sacos de lixo. A entrega será feita na sede da SAS (entrada pelo corredor do CRUSP) da seguinte forma:

Sexta-feira, 17/04
Bloco A1: das 09h às 09h30
Bloco A: das 09h30 às 10h
Bloco B: das 10h às 10h30
Bloco C: das 10h30 às 11h
Bloco D: das 14h às 14h30
Bloco E: das 14h30 às 15h
Bloco F: das 15h às 15h30
Bloco G: das 15h30 às 16h

Pedimos que evitem aglomerações no momento da retirada. Em havendo fila, a distância de 2 metros entre as pessoas precisa ser respeitada. Sugerimos que levem uma sacola que comporte o volume a ser transportado. A Ala das mães será atendido em domicílio.

EVITANDO CONTAMINAÇÃO

Adquirimos máscaras indicadas pela equipe de Vigilância em Saúde do Município de São Paulo para serem distribuídas aos moradores(as) do CRUSP. São máscaras de uso “doméstico”, laváveis e reutilizáveis. Amanhã, juntamente com os materiais de limpeza, entregaremos a vocês essas máscaras.

Com a dedicação e o empenho do pessoal administrativo da SAS, conseguimos comprar álcool em gel e instalar mais 48 dispensadores de parede nas áreas de maior circulação de pessoas. Contam com dispensadores de álcool em gel os pisos/pavimentos de elevadores, o corredor da Ala das Mães, a Sala ProAluno, o Alojamento C, as Salas de Estudo, entre outros locais. No total, o CRUSP possui agora mais de 70 dispensadores espalhados em suas dependências.

Enfrentando a escassez do produto, mantemos os nossos esforços para comprar e repor o álcool em gel. Da parte dos usuários, contamos com o respeito e o cuidado com os dispensadores de uso coletivo. Infelizmente, temos nos deparado com roubos e depredações que muito nos entristecem.

ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS E DE MÃES/PAIS

As Divisões de Creches e Promoção Social estão atuando juntas para acolherem as demandas trazidas por mães que residem no CRUSP e possuem crianças matriculadas na Creche. Foi criado um canal emergencial com as psicólogas da Creche/ Pré-escola Central para escuta, acolhimento e orientações a todos(as) moradores(as) do CRUSP que tenham interesse em tratar de questões relacionadas a seus filhos (as) nesse contexto de isolamento social provocado pela pandemia. Os interessados poderão enviar e-mail para dvcreche@usp.br.

ALIMENTAÇÃO NOS FINAIS DE SEMANA E NO FERIADO PRÓXIMO

A Divisão de Alimentação da SAS está empenhada em conseguir servir o café-da-manhã e o jantar nos finais de semana. No momento, conseguimos confirmar três boas notícias:

as refeições serão servidas normalmente — café da manhã, almoço e jantar no feriado de 21/4.
o café da manhã passará a ser servido também nos finais de semana, a começar em 18/04.
em função da restrição de pessoal, não será possível servirmos o jantar nos finais de semana. Entretanto, será entregue, no almoço de sábado e de domingo, o Kit Jantar contendo itens para consumo não imediato, a começar em 25/04.

Além de atender as crianças, agora também atenderemos suas mães/pais, para o almoço e o jantar, durante a semana, e o almoço, durante os finais de semana. As refeições serão entregues nas dependências do CRUSP, evitando, assim, que tenham que se deslocar até o Restaurante das Químicas.

ACESSO À INTERNET

A Superintendência de Assistência Social é muito grata, em nome dos moradores do CRUSP, à Reitoria (GR e GVR), à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e à Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) por fornecerem o acesso à internet a uma parcela de estudantes da USP e, sobretudo, por terem priorizado, na distribuição, os moradores(as do CRUSP.

ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL

Atenção psicológica pode ser importante para atravessar um momento especialmente difícil como esse pelo qual estamos vivendo. Aqui estão algumas referências, caso necessitem de ajuda:

1. Escritório de Saúde Mental – PRG: escritoriodesaudemental@usp.br

2. Instituto de Psicologia da USP: http://www.ip.usp.br/site/covid-19-apoio-psicologico-online/

3. Locais de atendimento em Saúde Mental: https://jornal.usp.br/universidade/setembroamarelo/

4. Centro de Valorização da Vida (CVV): 188

Emergências Psiquiátricas

5. SAMU: 192

6. Pronto Socorro da Lapa: 3021-7405

7. Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM): 3466-2100

USO PROBLEMÁTICO DE ÁLCOOL E DROGAS

Os profissionais do Acolhe USP fazem atendimentos online. Se você ou alguém que você conhece sentirem necessidade de orientações ou acolhimento em razão do uso problemático de álcool ou outras drogas, entre em contato pelo e-mail acolheusp@usp.br.

DIÁLOGO DIRETO E PERMANENTE COM OS(AS) MORADORES(AS) DO CRUSP

Cada morador(a) do CRUSP é acompanhado(a) por uma assistente social. Há poucos dias, as assistentes sociais enviaram uma mensagem a todos vocês colocando-se à disposição para atendê-los(as) no que necessitarem. Não deixem de fazer contato com as assistentes sociais. Nos informem sobre as suas necessidades. Nos digam como podemos ajudá-los(as). Reiteramos os contatos:

Adriana – adrianaribeiro@usp.br
Carla – ccucolo@usp.br
Eliane – elianesq@usp.br
Gina – gmgp@usp.br
Lucimara – lutroiano@usp.br
Luiza – lcanzian@usp.br
Natália – natalia.crispim@usp.br
Neusa – nefranz@usp.br
Rosângela – rosangeladearo@usp.br

FALE COM A EQUIPE GESTORA DA SAS

A Equipe Gestora da Superintendência de Assistência Social está à disposição para atendê-los(as).

Entre em contato. Fale conosco: sas@usp.br.

Fonte: Superintendência de Assistência Social