A  |  A+ |  A-
IME-USP estuda padrões de movimentação a partir da geolocalização de celulares e faz projeção de contágio da epidemia em SP e RJ

Imagem: reprodução

Estudo do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP com a empresa In Loco vem utilizando dados de geolocalização de celulares e técnicas de matemática aplicada e estatística para estudar a propagação da COVID-19 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

No geral, os pesquisadores verificaram uma queda de mobilidade a partir do dia 15 de março. No entanto, os padrões de movimentos entre as cidades foram mantidos, mesmo após o isolamento, sendo possível inferir que as pessoas que viajavam entre cidades antes da pandemia continuam o fazendo. 

Os trabalho produzido com apoio  da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) traz seus resultados preliminares neste vídeo. O estudo “Potential dissemination of epidemics based on Brazilian mobile geolocation data. Part I: Population dynamics and future spreading of infection in the states of Sao Paulo and Rio de Janeiro during the pandemic of COVID-19”, que tem como autor principal o professor Pedro da Silva Peixoto, do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP, está disponível na íntegra neste link.

O próximo passo e demais informações sobre o projeto podem ser consultados nesta página.