A  |  A+ |  A-
Participe da pesquisa do Lab GAIS: O descarte de resíduos domiciliares e o risco para os trabalhadores envolvidos

O Laboratório de Gestão Ambiental, Inovação e Sustentabilidade (Lab GAIS) da FSP-USP convida todos a participarem da pesquisa “O descarte de resíduos domiciliares e o risco para os trabalhadores envolvidos”, coordenada pela profª. Wanda R. Günther, referente ao descarte de resíduos domiciliares (materiais recicláveis, não recicláveis e perigosos) durante a pandemia do novo Coronavírus.

Com o isolamento domiciliar, alterações importantes na rotina do cotidiano familiar passaram a impor aos moradores comportamentos adaptativos a essa nova realidade. Um dos aspectos das adaptações é a geração dos resíduos domiciliares, cujo volume e composição refletem a nova dinâmica dos moradores, no momento atual.

É conhecido que, embora os resíduos domiciliares sejam considerados como não perigosos, sua composição pode conter componentes perigosos, como pilhas e baterias, embalagens de produtos químicos de uso domiciliar, dispositivos de infusão de medicação subcutânea (agulhas e seringas) e medicamentos fora de uso. Com o confinamento domiciliar de pessoas suspeitas ou com diagnóstico confirmado de SARS-CoV-2, somam-se os resíduos gerados por esses “pacientes”, considerados como infectantes, visto que o coronavírus, é classificado como agente biológico classe III, de alto risco individual e médio para a coletividade.

Embora não haja resultados conclusivos em relação ao tempo de permanência do novo coronavírus nas diversas superfícies, estudos apontam sua persistência em superfícies por algumas horas ou até vários dias, dependendo do tipo de superfície e das condições ambientais em que se encontram. Portanto, os resíduos domiciliares passaram a representar fonte secundária de contaminação e importante elemento na cadeia de transmissão.

Considera-se que moradores, funcionários da limpeza, garis, coletores e outros profissionais de empresas de limpeza urbana, assim como catadores formais e informais de material recicláveis, são grupos expostos aos riscos que os resíduos domiciliares podem representar neste período. Para prevenção da contaminação por essa via e proteção da saúde dos expostos, diversos cuidados são necessários durante a geração e manipulação dos resíduos, tanto nas etapas intra como extradomiciliar. Apesar de recomendação sanitária indicar fortemente a suspensão temporária da coleta seletiva, essa decisão contrasta com a necessidade de sobrevivência dos catadores.

Com o objetivo de conhecer o comportamento da população e a percepção dos riscos em relação ao descarte de resíduos domiciliares, durante a pandemia do novo coronavírus, pesquisadores do Laboratório de Gestão Ambiental, Inovação e Sustentabilidade (Lab GAIS) propuseram pesquisa de caráter exploratório, por meio de questionário online em ambientes virtuais, aplicado ao morador domiciliar. Os resultados permitirão traçar panorama da situação, divulgar informações à sociedade com vistas à redução de danos e subsidiar ações dos gestores públicos.

Participe: https://bit.ly/2XapSwG

E compartilhe a pesquisa com seus familiares e conhecidos!

 

Fonte: Laboratório de Gestão Ambiental, Inovação e Sustentabilidade (Lab GAIS) da FSP-USP.