A  |  A+ |  A-
Vice-Diretora em exercício da FSP-USP fala sobre Responsabilidade e Gênero no Café Filosófico da TV Cultura

A professora Simone e a historiadora Margareth em conversa no jardim da FSP-USP, durante o programa Café Filosófico exibido pela TV Cultura.            Imagem: Reprodução.

Esta matéria apresentada na TV Cultura originalmente em 02/09/2021, será re-apresentada hoje (04/01/2022) às 23h,
na TV Cultura.
Assista hoje: https://bit.ly/34eHDlD

Veja abaixo a matéria original:

“Responsabilidade e Gênero” é o tema do programa Café Filosófico CPFL -Expresso exibido pela TV Cultura no dia 01 de setembro, em que a professora Simone Diniz, do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, e Vice-Diretora em Exercício da FSP-USP, convida a historiadora Margareth Rago para uma conversa sobre os diversos aspectos da construção da figura feminina na sociedade. 

A conversa informal no café da Faculdade e as imagens do jardim e tomadas aéreas do campus, em Pinheiros, São Paulo, não apenas rememoram o momento anterior à pandemia, como também convidam a uma reflexão sobre a invisibilização do papel da mulher e suas possibilidades de vida numa sociedade em transformação.

Corpo, maternidade, igualdade, militância, tabus e direito ao sexo e ao prazer foram alguns dos temas abordados. O formato de bate-papo descontraído propicia um diálogo fino entre especialistas, ao mesmo tempo que discute questões profundas  do ponto de vista filosófico, existencial e social. O programa com a professora Simone foi gravado em 2019 e demandou uma equipe de cerca de 30 profissionais entre câmeras, diretores, produtores, além de operador de áudio, equipe de conteúdo, comunicação e os pesquisadores convidados. Destaque para as imagens no interior de um veículo em movimento e especialmente para as tomadas aéreas com emprego de drones, sendo que foi a primeira vez que o Café Filosófico fez uso do equipamento dentro de um episódio.

“Feminismo aqui não é nada contra o machismo. É a luta pela igualdade de direitos e de oportunidades. O feminismo pode ser uma luta também dos homens”, disse a professora Margareth, doutora em História pela USP e professora da Unicamp. Ao passar em frente ao MASP, na avenida Paulista, a professora Simone comenta: “As mulheres estão nos museus, mas retratadas e principalmente nuas”, mostrando que a cultura é também um dos espaços em falta com a agenda feminista.

A professora Simone coordena o grupo temático Gênero e evidências em maternidade e saúde (GEMA), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi chefe do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, (2014-2017), da FSP-USP. Coordenou o projeto de pesquisa “Estratégias para a incorporação de inovações na assistência ao parto e ao recém-nascido: intervenção piloto no SUS da Iniciativa Hospital Amigo da Mulher e da Criança” (IHAMC), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente coordena o projeto “Dias potenciais de gravidez perdidos (DPGP): uma medida inovadora da idade gestacional para avaliar intervenções e resultados de saúde materno-infantil”, apoiado pelo CNPq e Fundação Bill e Melinda Gates (2018-2020). Integra o GT de Gênero da Abrasco. 

Assista aqui o programa na íntegra.

Ascom FSP-USP com informações do site Café Filosófico CPFL.