Encontro USP-Escola 2021 celebra 10 anos de formação continuada a professores de todas as áreas do Ensino Básico

Pela primeira vez, encontro foi totalmente online. Foto: reprodução.

Realizado de 18 a 21 de janeiro de 2021, o 20º Encontro USP-Escola trouxe como tema central os direitos humanos e a equidade social. Com mais de 80 atividades dirigidas aos professores da rede pública de ensino, o evento novamente contou com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária  (CCEX) da Faculdade de Saúde Pública da USP.

“Esta é uma bela iniciativa e deve ser apoiada. Aglutinamos nas férias de janeiro e julho os professores da Educação Básica como um exercício crítico de Educação Permanente, como demonstra a variada programação do evento, que problematiza e traz ao debate diversas questões enfrentadas pelos professores no seu dia-a-dia”, afirma o presidente da CCEX, professor Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.

Os jogos, as brincadeiras, os experimentos escolares são abordados com temáticas específicas nas inúmeras palestras, debates e oficinas que se entrecruzam em atividades multi e interdisciplinares. O que os docentes vivem na sua rotina é revisitado, com base nas diversas teorias, práticas e metodologias do ensino-aprendizagem, conta o professor Akerman.

Gênero e Diversidade em tempos de pandemia, construção das identidades no Brasil, as tradições indígenas revisitadas, o sentido dos direitos humanos na rotina da escola, alfabetização midiática, linguagem integrativa, formação cultural no Brasil, a COVID-19 e seus aspectos sociais, culturais e de saúde mental são apenas alguns dos exemplos dos temas tratados nesta 20ª versão do evento.

O Encontro USP-Escola é uma parceria entre a Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos (Apep), o Instituto de Física (IFUSP) e a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP).

O Encontro surgiu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no início de 2007, voltado inicialmente apenas aos professores de Física, com a denominação de Encontro IFUSP-Escola.  A partir de janeiro de 2011, o evento se expandiu com a adesão de outros institutos e unidades da USP, ampliando significativamente seu escopo.

Trata-se do único programa que oferece, de forma gratuita, formação continuada para professores de todas as disciplinas do Ensino Básico. Visa a estimular a postura e visão crítico-reflexiva, de forma a construir o pensamento autônomo a partir da mobilização das próprias experiências dos participantes.

Os encontros acontecem nos meses de janeiro e julho.

Foto na home: pxhere

Conheça o regulamento para inscrição aqui

Programação do 20º USP Escola clique aqui

Informações sobre cursos aqui