Treinamento em práticas seguras em coleta de amostras biológicas e matemática de laboratório, no dia 31 de maio

O Laboratório de Bioquímica da Nutrição Aplicada às Doenças Crônicas (Labinad), do Departamento de Nutrição da FSP-USP, promove nos dias 31 de maio e 01 de junho, o treinamento presencial sobre “Práticas seguras em coleta de amostras biológicas e em trabalhos laboratoriais e matemática de laboratório”, ministrado pelas técnicas Dra. Geni Rodrigues Sampaio, Dra. Liania Alves Luzia e Dra. Rosana Aparecida Manólio Soares Freitas, sob a coordenação da Profa. Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres, do mesmo departamento.

O treinamento é voltado a alunos de iniciação científica, pós-graduação, pós-doutorandos e profissionais que trabalham com coleta de material biológico ou que atuam em laboratórios de pesquisa e/ou de experimentação na Faculdade de Saúde Pública. O objetivo é prover uma visão objetiva e clara dos cuidados indispensáveis na execução de coleta de amostras biológicas e procedimentos laboratoriais, de forma a minimizar riscos à saúde dos usuários destas técnicas e elucidar cálculos e unidades usualmente utilizadas em laboratório.

O programa didático está dividido em três etapas: boas práticas de coleta de material biológico e pipetagem; conceitos relacionados à biossegurança laboratorial permitindo o aperfeiçoamento para futuras implantações de condutas adequadas às normas vigentes; matemática de laboratório.

As etapas abordam conceitos diversos, visando o melhor conhecimento, aplicabilidade e importância da biossegurança e segurança química em coleta de amostras biológicas e trabalho laboratorial com emissão de resultados com confiabilidade matemática.

Para se inscrever os interessados deverão preencher o link abaixo e aguardar confirmação da inscrição:

Será enviado via e-mail, aos inscritos, literatura em forma de textos, artigos científicos e trabalhos especializados.

Bibliografia para o curso:

• Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 182 p.
  • Guia prático em biossegurança e segurança química e biológica / Organizado por Comissão Interna de Biossegurança, Comissão Interna de Segurança Química e Biológica. São Paulo: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 2018. 136p.
  • Guidance on regulations for the transport of infectious substances 2019–2020. Geneva: World Health Organization; 2019 (WHO/WHE/CPI/2019.20; https://www.who.int/ihr/ publications/WHO-WHE- CPI-2019.20/en/, accessed14 February 2020).
  • OMS – Organização Mundial da Saúde. Manual de segurança biológica em laboratório. 3a edição. Genebra. 2004.
  • World Health Organization. Strengthening health security by implementing the International Health Regulations (2005). Biosafety video series (https://www.who.int/ihr/publications/ biosafety- video-series/en/)

Treinamento “Práticas seguras em coleta de amostras biológicas e em trabalhos laboratoriais e matemática de laboratório”
Data: 31 de maio e 01 de junho
Horário:
das 13h30 às 17h30
Local: Treinamento presencial – LABINAD 2º andar – Departamento de Nutrição da FSP-USP
Número de vagas: 20 alunos