A  |  A+ |  A-
Gestão de Dados Científicos

Gerir dados científicos relaciona-se à coleta, ao armazenamento, ao gerenciamento e compartilhamento de dados resultantes de pesquisas científicas. Seguindo a tendência mundial, agencias de fomento brasileiras tem adotado como obrigatório o Plano de Gestão de Dados (PGD) científicos no momento da submissão de projetos para obtenção de recursos financeiros, assim como a disponibilização pública de dados gerados nos projetos.

É possível, no site da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, obter maiores informações a respeito dos PGDs, bem como de plataformas digitais que vem sendo desenvolvidas para auxílio dos pesquisadores na hora da elaboração dos PGDs.

 

Plano de Gestão de Dados – FAPESP

 

A Fundação da Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) conta com o auxílio de uma ferramenta online para criação de Planos de Gestão de Dados, que, nos últimos anos, tem se tornado um componente obrigatório na fase de submissão de projetos científicos para apreciação de agências de fomento públicas e privadas da América do Norte, Austrália e alguns países do continente Europeu (Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha e países escandinavos).  O link com mais informações e instruções pode ser acessado abaixo:

 

Plano de Gestão de Dados.