A  |  A+ |  A-
Ivan França Junior
2018 – Atual
Revisões sistemáticas sobre direitos sexuais e reprodutivos de jovens
Descrição: Jovens vivem muitas dificuldades no exercício da sua sexualidade e reprodução e não têm respeitados seus direitos. Essas dificuldades já foram descritas e analisadas quanto a seus determinantes. Contudo, persistem controvérsias no que se refere a intervenções para promover direitos sexuais e reprodutivos de jovens. Constituímos uma equipe de pesquisa com o objetivo de conduzir revisões sistemáticas para: 1) mapear as abordagens qualitativas de intervenções escolares que favoreçam o preservativo; 2) sistematizar as evidências sobre barreiras para o uso de contracepção de emergência e 3) desenvolver uma síntese agregada das abordagens qualitativas e quantitativas das intervenções para aumentar a testagem anti-HIV. Igualmente, objetivamos compreender campos teóricos e matrizes epistemológicas que informam: 4) intervenções escolares que favoreçam o preservativo e 5) intervenções para redução da violência nas relações afetivo-sexuais. Para tanto, usaremos as metodologias desenvolvidas pela Cochrane Collaboration e pelo Joanna Briggs Institute. As etapas serão: definir as perguntas norteadoras~ buscar literatura nas bases bibliográficas~ desenvolver e registrar protocolos~ extrair dados~ resumir resultados; interpretar e avaliar o nível de evidência de cada estudo e publicar relatórios e artigos. Ao final, produziremos inéditas evidências qualitativas, quantitativas e mistas sobre intervenções de jovens. Igualmente, produziremos análises críticas sobre os quadros teóricos que têm informado intervenções em preservativos e violência nas relações afetivo-sexuais. Esse corpus analítico ampliará o conhecimento sobre esse grupo populacional e servirá para o planejamento de ações educativas e de intervenções em escolas e serviços de saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ivan França Junior – Coordenador / BOTELHO, FERNANDA CANGUSSU – Integrante / Cristiane da Silva Cabral – Integrante / Aline Alves da Silva Travaglia – Integrante / Felipe Luis Fachim – Integrante / Karina Sobral – Integrante / Julia Camanho – Integrante / Juliana Ferreira Moura – Integrante / Helena Moraes Oliveira – Integrante / Luciana Marques – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

2014 – Atual
Associação entre características da escola e seu entorno e comportamento de risco e proteção entre adolescentes brasileiros ? Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012
Descrição: Introdução: Comportamentos de risco adotados durante a adolescência tendem a permanecer durante a vida adulta. A compreensão global dos determinantes desses comportamentos de risco deve incluir não somente características individuais, mas também características contextuais. Por conseguinte, a compreensão da relação entre as características da escola e de seu entorno e a adoção de comportamento de risco na adolescência torna-se fundamental para planejamento de ações preventivas. Objetivos: Investigar a influência de características contextuais do ambiente escolar e seu entorno na ocorrência de práticas e comportamentos de risco relacionados à alimentação, prática de atividade física, violência e sexualidade entre adolescentes brasileiros. Métodos: O estudo utilizará dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE) realizada em 2012 com amostra de 109.104 adolescentes representativos de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Brasil. O projeto está estruturado em quatro eixos que abrangem o estudo de fatores de risco relacionados ao consumo alimentar, atividade física, violência e sexualidade. Análises de regressão multinível serão realizadas para investigar associações de fatores contextuais da escola e de seu entorno com a adoção de comportamentos de risco por adolescentes brasileiros. Todas as análises serão realizadas respeitando a estrutura amostral da pesquisa por meio do software Stata versão 13.0. A PeNSE 2012 foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa ? Conep, registro no. 16.805).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .

Integrantes: Ivan França Junior – Integrante / Gabriela Junqueira Calazans – Integrante / Marcia Thereza Couto – Integrante / Eliana Miura Zucchi – Integrante / LEVY, RENATA BERTAZZI – Coordenador / Leandro Fornias Machado de Rezende – Integrante / Catarina Machado Azeredo – Integrante / Alexandre Grangeiro – Integrante / Maria Fernanda Tourinho Peres – Integrante / Olinda do Carmo Luiz – Integrante / Rafael Moreira Claro – Integrante / Bruna Robba Lara – Integrante / Camila Zancheta Ricardo – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.