fbpx

Atualmente muito se fala sobre a Dieta Glúten Free, que consiste em retirar da alimentação todos os alimentos que contenham o glúten. Mas você sabe o que é? E será que é realmente necessário retirar o glúten da alimentação?

O glúten é uma proteína que está presente em cereais como o centeio, cevada, o trigo e os produtis que levam esses ingredientes na composição, como pães, macarrão, panquecas, massa de pizzas, bolos, etc.. Além do glúten esses alimentos fornecem calorias, pois possuem carboidratos, principal fonte de energia do organismo. Então, ao retirar esses alimentos da dieta, há um consumo muito menor de carboidratos, portanto, de calorias, e possivelmente essa redução calórica é a responsável pelo emagrecimento, mas não a retirada do glúten em si!
Mas então, de onde veio essa dieta sem glúten? Algumas pessoas são alérgicas a essa proteína, os chamados celíacos, outras só apresentam uma certa sensibilidade. Nesses casos, o glúten pode desencadear um processo inflamatório no intestino, prejudicando a absorção de nutrientes. Esses sim precisam seguir uma dieta glúten free, porém orientada por um profissional de saúde qualificado!
Há estudos que mostram que o consumo de glúten não causa efeitos adversos a qualquer pessoa saudável. Portanto, não são todas as pessoas que precisam retirá-lo da alimentação.

SE O SEU OBJETIVO É PERDER PESO, tome cuidado com dietas da moda, elas podem te privar de nutrientes essenciais e prejudicar sua saúde! Emagrecimento muito rápido com dietas restritivas são insustentáveis a longo prazo para a maioria das pessoas. Consulte um nutricionista para te orientar da melhor forma sobre emagrecimento e alimentação adequada e saudável.

#Sustentarea #SustentareaInforma #Desmistificando #GlútenFreePraQuê? #EquilibreSuaAlimentação #AlimentaçãoSaudável #AlimentaçãoSustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
26 + 3 =