Melão

Que Alimento é Esse? – Melão de São Caetano

Já experimentou o Melão-de-São-Caetano (Mormodica charantia)? Se não, que tal uma experiência cultural gastronômica?
O melão-de-são-caetano tem uma forma diferente parecendo um pepino espinhoso e um sabor característico bem amargo, o que dá um de seus nomes: “melão-amargo”. Além disso, ele contém algumas vitaminas, como a vitamina A, B1, B2 e C, e alguns minerais, como cálcio e magnésio.
Mesmo crescendo em climas tropicais e subtropicais, não é muito utilizado na culinária brasileira. Já em Okinawa, Japão, com ele se prepara um prato típico chamado Goyá-champuru que significa mistura. É uma espécie de refogado que além do melão-de-são-caetano pode ir tofu, cenoura, broto de feijão, ovo e carne de porco.
No supermercado comum é difícil encontrar o melão-amargo à venda. Provavelmente, terá em hortifrútis de produtos orientais e os vendedores o conhecerão pelo nome Nigauri ou Goyá. Mas, caso você tenha um vizinho ou um conhecido okinawano há grandes chances de ele cultivar no quintal de casa e te dar um desses frutos.
Gostou de saber mais sobre o melão-amargo? Que tal experimentar novos sabores, novas culinárias, novas culturas?

#QueAlimentoÉEsse #AlimentaçãoSaudável #AlimentaçãoSustentável #ComidaDeVerdade #ExperimentandoNovasCulturas #CulináriaOkinawana

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
28 − 6 =