Kombucha

Que Alimento é Esse? – Kombucha

Já ouviu falar na Kombucha, essa bebida cada vez mais popular?
A Kombucha, também conhecida como chá de Manchurian, é uma bebida probiótica milenar com origem na China e conhecida popularmente por possíveis benefícios à saúde, como fortalecimento do sistema imunológico, protegendo de várias doenças metabólicas e infecciosas.
Ela tem um gosto ácido, gaseificado e é levemente doce. É feita a partir da fermentação de chás, normalmente preto e verde que contém cafeína, sob a ação conjunta de bactérias e leveduras que vão utilizar açúcar para realizar a fermentação.
Ainda não há estudos suficientes sobre seu benefício, mas parece estar associado a efeitos antimicrobiano e antioxidante devido a sua composição, que inclui produtos resultantes da fermentação, como ácido acético e glucónico, aminoácidos, vitaminas do complexo B, polifenóis e fenóis.
Mas cuidado! Há relatos de reações adversas ao consumo da Kombucha, como hepatotoxicidade (danos no fígado) e acidose metabólica (excesso de acidez no sangue). Por isso, é necessário precaução na preparação e na ingestão da bebida, como lavar bem as mãos antes de manipular a “panqueca” da kombucha, manter o recipiente que está em processo de fermentação coberto com gaze para que nenhum organismo como mosquitos entre e não consumir excessivamente.
Você pode encontrar a kombucha pronta para venda na internet, em alguns restaurantes veganos e em lojas de produtos naturais.

#QueAlimentoÉEsse #Probióticos #AlimentaçãoSaudável #Kombucha #Saúde #Nutrição #SustentareaInforma

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
4 + 21 =