dESMIST

Desmistificando: Beber durante as refeições faz mal?

Será que tomar alguma bebida durante as refeições faz mal?

Depende. O consumo de uma grande quantidade de líquido durante o almoço ou jantar poderá fazer mal, já que pode provocar distensão no estômago e dificultar a digestão. Deve-se considerar também que as bebidas tem efeito diferente dos alimentos sólidos sobre o controle da saciedade, assim o organismo tem maior dificuldade para assimilar as calorias advindas de líquido, o que pode favorecer maior ingestão energética total.

Porém, se o consumo for uma quantidade pequena, cerca de 1 copo americano,
geralmente não é prejudicial à saúde.

Além disso, algumas pessoas consomem suco, água e outras bebidas, para ajudar a engolir os alimentos, esquecendo de mastigá-los bem, o que pode igualmente ser prejudicial à digestão.

Na hora das refeições, é importante não exagerar no volume de líquido ingerido e prestar atenção tanto ao sabor, na textura e no aroma da comida, quanto à sua mastigação.

Outra dica para manter ter uma alimentação saudável é que, se ocorrer o consumo de algum líquido durante a refeição, seja evitada a ingestão de bebidas açucaradas, como sucos de caixinha e refrigerantes, pois elas possuem grande quantidade de calorias, podendo levar ao aumento de peso e outros problemas de saúde, como falamos no post sobre “Bebidas Açucaradas“.

Por isso, dê preferência à água ou ingira sucos naturais de frutas ou coma as próprias frutas in natura.

Bom apetite!

Fonte: DESMISTIFICANDO DÚVIDAS SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO – CFN (pág. 47)

#Sustentarea #AlimentaçãoSaudável #Desmistificando #EviteBebidasAçucaradas #Nutrição #Saúde #AprecieAComida

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
7 − 7 =