yacon

Que Alimentos É Esse? – Yacon

O Yacon (Smallanthus sonchifolius ou Polymnia sonchifolia) é um tubérculo originário da região dos Andes, conhecido também por aricoma, jicama, arcabolo, llacum, yacumpi, chicama ou yacon strawberry, e foi introduzida no Brasil por imigrantes japoneses.
É conhecido popularmente como um alimento com propriedades nutricionais interessantes, pois apresenta baixo índice glicêmico, ou seja, a velocidade com que os carboidratos presentes no yacon liberam glicose no sangue é baixa. De fato, alguns estudos, sendo a maioria realizados em animais, mostraram que o consumo de yacon pode diminuir o nível de açúcar no sangue, porém ainda são necessários mais estudos para esclarecer os mecanismos desse efeito. O yacon é composto por grande quantidade de frutooligossacarídeos (FOS), do tipo inulina, uma fibra solúvel considerada prebiótica, pois pode favorecer a microbiota intestinal, melhorando o funcionamento do intestino e evitando constipação. Além disso, o yacon é rico em carboidratos, especificamente frutose e glicose livres, sendo considerado um alimento altamente energético e de bom valor nutritivo.
As raízes podem ser consumidas tanto in natura, como uma fruta, devido ao seu aspecto crocante e suculento, quanto cozidas em forma de sopa, ou cozidas sob vapor, em água ou em fritura. Também é comum desidratar a raiz para fazer farinha ou chips, deixando-a secar ao sol por alguns dias.
O Yacon é um alimento muito benéfico e saboroso, que pode ser incluído numa alimentação equilibrada e saudável. Experimente.

#Sustentarea #QueAlimentoÉEsse #Yacon #ComidaDeVerdade #Saúde #Nutrição #ExperimenteNovosSabores

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
30 − 23 =