diabetes 2

Dia Mundial da Diabetes – Como detectar?

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.
A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.
Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia) devido a ausência total ou parcial da insulina e/ou a incapacidade desse hormônio exercer suas funções. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.
Os sintomas característicos que levantam a suspeita de diabetes são: urinar várias vezes ao dia, fadiga, perda de peso, sede e fome excessiva.
Existem quatro tipos de
exames que podem ser utilizados para detectar o diabetes mellitus:
glicemia casual, que fornece resultado na consulta médica; glicemia de jejum;
teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG), em que o paciente recebe uma carga de 75 gramas de glicose, em jejum e a glicemia é medida antes
e 120 minutos após a ingestão. Uma glicemia de duas horas pós-sobrecarga maior ou igual a 200 mg/dL
é indicativa de diabetes e entre 140 mg/dL e 200 mg/dL, indica tolerância à glicose diminuída. E também a hemoglobina glicada (HbA1c), que indica o percentual de hemoglobina que se encontra ligada à
glicose.
Se você desconfia que pode ter a doença, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer o exame!

#Diabetes #DiaMundialdoDiabetes #NovembroAzul #Nutrição #Saúde #CampanhaConscientizaçãoDiabetes

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
1 × 20 =