10 passos

10 passos para uma alimentação saudável

Você sabe quais são os 10 passos para alimentação saudável, recomendados pelo Guia Alimentar para a população brasileira? Iremos te ensinar cada passo.

O primeiro passo para seguir uma alimentação saudável e equilibrada é ter como base alimentos in natura ou minimamente processados, ou seja, frutas, legumes, verduras, castanhas e grãos, como arroz e feijão. Alguns alimentos de origem animal, como carnes, leite e ovos podem ser incluídos nesse grupo, mas de maneira minoritária, pois apesar de possuírem vitaminas e proteínas, não possuem fibras e podem apresentar um alto teor de gorduras, que é fator de risco para obesidade e doenças do coração.
O ideal é priorizar alimentos de origem vegetal, comer de forma variada e dar preferência a alimentos integrais.

Seguindo esse passo, além de manter a saúde, também contribui para a agricultura familiar, grande responsável por produzir esses alimentos, e reduz o consumo de produtos de origem animal, oriundos de sistemas, geralmente, desgastantes para os animais e para o ambiente, como o desmatamento para reserva de área de pastagem para a produção de gado.

O segundo passo para ter uma alimentação saudável e equilibrada é utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
O consumo em excesso desses ingredientes está relacionado a maior risco de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, etc.

Uma dica para reduzir o consumo de sal e dar sabor as preparações culinárias é adicionar ervas e temperos naturais, que podem ser facilmente encontrados em feiras e supermercados.

Acesse os posts do Sustentarea nos links abaixo e conheça mais sobre temperos, ervas e especiarias para deixar suas preparações mais saborosas:
https://goo.gl/itwMgS
https://goo.gl/iPLQ4M

O terceiro passo para ter uma alimentação saudável segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira é evitar o excesso de alimentos processados, como legumes em conserva, peixe enlatado, frutas em calda, extrato de tomate com adição de sal ou açúcar, carne seca e toucinho, pão feito de farinha de trigo, levedura, água e sal.
Esse grupo deve ser evitado, pois ao passarem por processos, normalmente na indústria, sua composição nutricional é alterada, muitas vezes com adição de sal, açúcar ou óleo com o intuito de conservar por maior período de tempo.
O ideal é usar os alimentos processados apenas como secundários na alimentação, pois como dissemos no post do Primeiro Passo, a base da dieta deve ser alimentos in natura e minimamente processados.

Há mais questões que são afetadas pelos ultraprocessados, como a cultura e a vida social. Quer saber mais? Consulte o “Guia Alimentar Para a População Brasileira”: https://goo.gl/DV6HbH

O quarto passo para uma alimentação saudável é evitar ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos de pacote, bolacha recheada, bala, sorvete, bebidas lácteas adocicadas, pratos prontos congelados, como lasanhas, pizza, nuggets, salsicha, entre outros.
Uma dica para saber se o alimento é ultraprocessado é ler o rótulo e verificar se possui ingredientes com nomes não familiares e que não são encontrados facilmente na sua cozinha, como gordura hidrogenada, amido modificado, aromatizantes, emulsificante e conservantes.
Os ultraprocessados, geralmente, apresentam hipersabor, sendo carregados de açúcar, sal e/ou gordura, além de outras substâncias. Por isso, ao consumi-los, a ingestão de calorias é muito superior do que a quantidade necessária. Além disso, muitas vezes, os ultraprocessados acabam substituindo preparações caseiras e mais saudáveis, como frutas, verduras, legumes, arroz e feijão. Dessa forma, esses produtos favorecem a obesidade, doenças do coração, diabetes e câncer.
Por último, o processo de produção, distribuição, comercialização e consumo dos ultraprocessados pode apresentar vários efeitos negativos ao meio ambiente, devido o lixo gerado a partir das embalagens.

Há mais questões que são afetadas pelos ultraprocessados, como a cultura e a vida social. Quer saber mais? Consulte o “Guia Alimentar Para a População Brasileira”: https://goo.gl/DV6HbH

O quinto passo para ter uma alimentação saudável e equilibrada é sobre comer com atenção e sempre que possível, com companhia da família, amigos. colegas de trabalho ou escola.

Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.

Compartilhe também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições. Aproveite esse momento de preparo dos alimentos para se divertir com a família ou os amigos.

O sexto passo é sobre os locais de compra de alimentos.
Procure fazer suas compras em locais que ofereçam a maior variedade de frutas, verduras e legumes. Consuma alimentos da época, eles geralmente tem melhor sabor, são mais sustentáveis e mais nutritivos, e ainda são mais baratos, pois a oferta está grande. Que ótima ideia não é mesmo? Comida boa para o corpo e para o bolso!

Sempre que possível opte por alimentos orgânicos e de produtores locais, isso fortalece os pequenos produtores e também preserva o meio ambiente.

O sétimo passo para ter uma alimentação saudável e equilibrada é desenvolver, exercitar e partilhar com outras pessoas as habilidades culinárias.

Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero.
Se você não tem habilidades culinárias procure adquiri-las. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, faça cursos… e comece a cozinhar agora mesmo! Você vai se surpreender com os progressos que pode fazer em pouco tempo e com o prazer que o preparo de alimentos pode acrescentar à sua vida.

Acompanhe sempre a página do Sustentarea, pois temos uma série de posts com receitas nutritivas, sustentáveis, saborosas e fáceis de preparar em casa!

E chegamos no oitavo passo para ter uma alimentação saudável e equilibrada. Esse passo é sobre reservar um tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.
Planeje as compras de alimentos, organize a despensa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Divida com a família as atividades relacionadas a alimentação, como o preparo e a compras dos alimentos.
Reavalie como você tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação.

O passo 9 para ter uma alimentação saudável e equilibrada é fazer boas escolhas fora de casa. Atualmente é muito comum e necessário se alimentar fora de casa, seja por conta do trabalho, da escola ou faculdade, curso e etc., e com a correria do dia a dia pode ficar um pouco difícil se alimentar bem na rua. Mas a solução para isso não é tão complicada assim, você deve escolher locais que ofereçam comida feita na hora e a preço justo. Busque seguir as dicas do post acima.

E finalmente chegamos ao décimo passo para ter uma alimentação saudável e equilibrada.

O décimo passo é muito importante para nossa alimentação. Trata-se de filtrar todas as informações que recebemos acerca da alimentação e da saúde. Devemos ser críticos quanto aos modismos, aos “alimentos milagrosos”, e qualquer prática em busca de um corpo perfeito.
É de suma importância entender que a publicidade, em geral, tens fins lucrativos e não educativos. Portanto, devemos estar sempre atentos as informações que chegam até nós e eliminar tudo aquilo que foge de hábitos alimentares saudáveis.

Aprenda mais sobre alimentação saudável nos acompanhando em nossas redes sociais, e você também pode ler o Guia Alimentar para a População Brasileira, ele está disponível gratuitamente nesse link -> http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf

#Nutrição#Sustentarea#AlimentaçãoSaudável#GuiaAlimentar#Saúde

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
30 × 27 =