dietas restritivas

Desmistificando: Dietas Restritivas

Fuja das dietas restritivas, se preocupe com a qualidade dos alimentos que você consome !
As “dietas da moda” divulgadas na mídia (como a dieta Dukan, Low Carb, Paleolítica, Jejum Intermitente, dietas de shakes, etc.) que prometem emagrecimento rápido e sem sacrifícios, geralmente são focadas na restrição de nutrientes (carboidratos, por exemplo) e calorias consumidas, sem levar em consideração as necessidades nutricionais de cada indivíduo. O cérebro, para proteger da perda de peso rápida, vai desenvolver um mecanismo de proteção, fazendo o indivíduo gastar menos energia e aumentando a fome e o risco de engordar. Por restringir tanto os alimentos, quando você for comer, pode acabar exagerando e ganhando todo o peso que perdeu (efeito sanfona).
As dietas restritivas podem causar fraqueza, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, perda de cabelo, perda de massa muscular, transtornos alimentares e a preocupação constante com a comida. Além disso, podem causar deficiências nutricionais, pela restrição de muito alimentos, por exemplo a dieta Dukan, que é pobre em carboidratos e favorece a perda de peso, porém é a perda de massa muscular e não de gordura.
Se você quer emagrecer, pratique atividade física e procure um nutricionista para avaliar a necessidade e para que o processo de emagrecimento seja realizado de forma que não ofereça riscos a sua saúde.

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