jaca verde

PANC: Jaca Verde

A Jaca Verde (Artocarpus heterophyllus Lam.) é uma PANC (Planta Alimentícia não Convencional), com frutos ovalados ou arredondados e casca áspera. A jaqueira é uma árvore de grande porte cultivada em regiões tropicais, porém de origem asiática. No Brasil, existem três principais variações: a jaca dura, mole e a manteiga.

Uma das maiores frutas comestíveis, a jaca é muito versátil, mas infelizmente pouco presente em nosso cardápio, seja por ser muito perecível ou por não agradar muitos paladares. É mais conhecido o uso da fruta madura, que é indicada para consumo in natura ou para doces, compotas e sorvetes. No entanto, a jaca verde está cada vez mais presente em preparações salgadas, como a carne de jaca!

A jaca pode ser dividida em 04 partes internas: polpa, mesocarpo (polpa fibrosa entre a casca e a polpa), eixo e as sementes. É possível utilizar todas as partes em diferentes possibilidades e com um ótimo rendimento.

Como utilizar as diferentes partes da jaca verde?

Pode ser cortada em partes menores (ou colocada inteira se for pequena) para assar ou cozinhar na panela de pressão, até que fique com consistência mole.

• Separe o mesocarpo ou polpa fibrosa. Desfie, tempere e refogue para obter a carne de jaca. Utilize em recheios, molhos como ragú, frigassê, salpicão, etc.

• As sementes devem ser assadas ou tostadas. Ficam com sabor semelhante ao pinhão e podem ser utilizadas em preparações ou como farinha. É muito nutritiva e com alto valor proteico.

• A polpa, que envolve a semente, também pode ser aproveitada em farofas ou junto no preparo do arroz.

• Há relatos do eixo de sustentação da fruta parecer como o do abacaxi. Você pode cozinhar um pouco mais e aproveitar em uma salada.

• A casca vira um ótimo adubo!

Não sabe onde encontrar jaca verde? O Vista-se criou um mapa colaborativo para registrar a localização de jaqueiras em locais públicos! Acesse:

https://www.google.com.br/maps/d/u/0/viewer?mid=13aCxfAtPyrOBz_dFJC-Fhpn67MU&hl=en_pt&ll=-22.29035546827611%2C-47.21144891804863&z=6

Encontre a fruta, faça uma receita e compartilhe conosco!

Saiba mais:
https://come-se.blogspot.com/2007/11/j-que-falei-de-jaca-verde.html

Mais dicas de preparo e receitas:
http://presuntovegetariano.com.br/receitas/carne-de-jaca-dois-modos-de-preparo-super-faceis/

Experimente novos sabores. Acrescente mais uma PANC na sua alimentação!

#PANCs#jacaverde#Sustentarea#AlimentacãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#DiversifiquesuaAlimentação#nutrição#plantedbased#coxinhadejaca#carnedejaca

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
28 + 26 =