Não excluir - Redimensionar para o site (2)

Que Alimento é Esse? Açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra (Curcuma longa L.) é uma planta arbustiva cuja parte utilizada são os rizomas (parte semelhante a uma raiz), que por fora apresentam uma coloração esbranquiçada ou acinzentada, mas por dentro é fortemente amarelo ou alaranjado.

A maior produção ocorre na Índia, onde é muito utilizado na culinária e medicina tradicional. Já no Brasil a produção ocorre principalmente no Estado de Goiás e seu corante é aproveitado na indústria alimentícia, farmacêutica e têxtil.

Os rizomas são retirados da terra, lavados e secos para serem transformados em pó ou extrato. Deve ser adicionado em água quente ou gordura (azeite, manteiga ou óleo vegetal) antes de ser incorporado à preparação, para evitar a formação de grumos.

Diversas pesquisas analisam seus compostos bioativos e as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e digestivas, presentes nos óleos essenciais e na curcumina. Deixamos o link de algumas pesquisas consultadas para quem quiser saber mais sobre a curcumina e suas propriedades funcionais.

Utilize nas preparações como ensopados, molhos, massas, vegetais, refogados receitas com tofu, couve-flor e arroz. Além do sabor acentuado e cor marcante dos pratos, também aproveite os benefícios!

Saiba mais:

•Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

•Curcumina, o pó dourado do açafrão-da-terra: introspecções sobre química e atividades biológicas: http://www.scielo.br/pdf/qn/v38n4/0100-4042-qn-38-04-0538.pdf

•Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais: http://www.scielo.br/pdf/cr/v30n1/a28v30n1.pdf

•A review on antibacterial, antiviral, and antifungal activity of curcumin: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24877064

•The effects of curcumin on glycemic control and lipid profiles among patients with metabolic diseases: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30156145

#Sustentarea#QueAlimentoÉEsse#Cúrcuma#Açafrãodaterra#ComidadeVerdade#Alimentação#AlimentaçãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#Nutrição#USP

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
9 + 13 =