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O Guia alimentar para a população brasileira apresenta uma NOVA classificação de alimentos dividida em 4 categorias:

•A primeira é composta por alimentos in natura ou minimamente processados, obtidos diretamente de plantas ou de animais como, por exemplo, vegetais, legumes, frutas, carnes, ovos. Essa categoria de alimentos são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada e saborosa.

•A segunda corresponde a ingredientes culinários, incluindo o sal, açúcar, óleos e gorduras. Desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, os óleos, as gorduras, o sal e o açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação.

•A terceira corresponde a produtos processados, principalmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva e frutas em calda. Em geral, deve ser limitado a pequenas quantidades, seja como ingredientes de preparações culinárias, seja como acompanhamento de refeições que tem como base alimentos in natura ou minimamente processados.

•A quarta categoria corresponde a produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial (por exemplo, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e outros aditivos). São eles os refrigerantes, biscoitos recheados, salsichas, nuggets, miojo, etc. Uma forma prática de identificar essa categoria é consultar a lista de ingredientes que deve constar nos rótulos de alimentos embalados. Um número elevado de ingredientes (frequentemente cinco ou mais) e a presença de ingredientes com nomes pouco familiares e que não usados em preparações culinárias, são indicativos de alimentos ultraprocessados.

Ressalta-se que a composição nutricional desbalanceada (alto teor de sódio/sal, ricos em gorduras e/ou açúcar) inerente à natureza dos ingredientes dos alimentos ultraprocessados, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças do coração e diabetes .

A regra de ouro é : “Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

“Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o Guia alimentar para a população brasileira completo e publicado pelo Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

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