Não excluir - Redimensionar para o site (15)

Que Alimento É Esse? Camu-Camu

Você conhece o Camu-Camu?

O camu-camu (Myrciaria dubia) é o fruto do camucamuzeiro, um arbusto com cerca de 1,5 a 4 metros de altura nativo da região Amazônica. É encontrado principalmente na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Os frutos de camu-camu são globosos, de coloração vermelha ou rósea e roxo escuro no estágio final de maturação. Dada a elevada acidez, estes dificilmente são consumidos na forma natural. Na Amazônia peruana, onde é bastante consumido, é utilizado para o preparo de refresco, sorvete, picolé, geleia, doce, licor, ou para conferir sabor a tortas e sobremesas.

É uma boa fonte de compostos bioativos (antocianinas, carotenoides e taninos) e tem elevado teor de ácido ascórbico (vitamina C) que proporcionam atividade antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, sendo uma ótima alternativa para o tratamento de doenças crônicas, tais como diabetes, obesidade e doenças do coração.

Fontes utilizadas:

  1. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-99172016000500008
  2. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452011000200001
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25275221

#Sustentarea #QueAlimentoÉEsse #Camucamu #DiversidadeAlimentar #ComidadeVerdade #AlimentaçãoSaudável #AlimentaçãoSustentável #AlimentosBrasileiros #AlimentosRegionais #Nutrição

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
11 − 8 =