Não excluir - Redimensionar para o site (4)

PANC: Celósia

A Celósia (Celosia argentea L.) é uma PANC (Planta Alimentícia não Convencional), nativa da Índia e da família dos amarantos, com folhas arroxeadas e plumas coloridas (inflorescências).

É uma planta de bom crescimento e fácil multiplicação (por sementes ou estacas), cresce de 30 cm a 1,5 m.

Suas inflorescências (rosadas ou coloridas) chamam bastante a atenção pela intensidade da cor. São parecidas com espigas e ao passar a mãos liberam sementes pretas e brilhantes. Tanto as inflorescências como as sementes podem ser consumidas após o cozimento. Suas folhas arroxeadas também são muito bonitas, além de sabor agradável e marcante!

Deve passar por um cozimento breve (branqueamento) para manter a textura firme e eliminar fatores antinutricionais. Refogue as folhas e experimente incluí-la no lugar de outro vegetal, como o espinafre ou escarola, em tortas, quiches, ou que tal no recheio de uma pizza? A preparação ficará com uma cor rosada! No arroz, por exemplo, você pode utilizar as folhas e as sementes no cozimento. Além de colorido ficará uma delícia!

Fotos por Pamela di Christine

Você também pode encontrar celósia em hortas comunitárias! As fotos do post, por exemplo, foram tiradas na Horta da FMUSP e na Horta da FSP! Participando dos mutirões você pode conhecer essa e outas PANC!

Saiba como participar:
@Hortadafmusp
@Hortafspusp

Também encontramos o maço (foto) para venda no Instituto Feira Livre, faça uma visita! @InstitutoFeiraLivre

Saiba mais:

Experimente novos sabores. Acrescente uma PANC em sua alimentação!

#PANC#celósia#espinafreafricano#Sustentarea#AlimentacãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#orgânicos#agroecologia#DiversifiquesuaAlimentação#nutrição#plantedbased#receitapanc#hortasurbanas

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *