Golden Milk2

Receita: Golden Milk

A cúrcuma ou açafrão da terra é uma especiaria da família do gengibre, encontrada in natura ou em pó. É a fonte mais abundante da curcumina, conhecida por possuir benefícios à saúde, como efeitos antioxidantes e anti-inflamatórias.

Estudos mostram que o consumo de curcumina tem efeitos positivos em casos de pacientes acometidos com artrite, hiperlipidemia, distúrbios metabólicos e ansiedade, além de favorecer a recuperação muscular pós atividade física (HEWLINGS e KALMAN, 2017). Além disso, em população adulta e saudável o uso de baixas doses de curcumina (80 mg/dia) provê benefícios à saúde dos mesmos, à exemplo da redução no nível de triglicérides, stress e envelhecimento cerebral (DISILVESTRO et al. 2012). Portanto, essa especiaria é benéfica e segura à saúde humana, sendo indicado o seu consumo. 


Quando consumida sozinha, a cúrcuma dificilmente trará grandes benefícios à saúde, pois é pouco aproveitada pelo organismo. No entanto, quando a cúrcuma é consumida junto da pimenta preta, seu aproveitamento é aumentado em 2000% e, dessa forma, suas propriedades ficam disponíveis para serem assimiladas pelo organismo.

Fonte: HEWLINGS e KALMAN, 2017. Curcumin: A Review of Its’ Effects on Human Health.

Interessante né?! Acreditamos que o uso da cúrcuma seja mais comum em preparações salgadas, então trazemos uma versão adocicada que permite utilizar todos os benefícios trazidos por essa especiaria: uma receita clássica, feita há milhares de anos pelos adeptos da tradicional culinária Ayurvédica.

Ingredientes:

½ Xícara (chá) de leite de vaca (ou bebida vegetal de preferência)
1 Colher (sopa) de cúcuma (açafrão da terra) em pó
½ Colher (sopa) de gengibre em pó (ou um pedaço pequeno de gengibre fresco)
½ Colher (sopa) de canela em pó
Pitada de pimenta preta
1 Colher (sopa) de mel, melado de cana ou o açúcar de preferência (opcional)

Modo de preparo:

1- Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes e aqueça-os em fogo baixo até ferver por cerca de 5 minutos.
2- Transfira o líquido para uma xícara, deixe amornar e consuma.

Indicamos o consumo no período da noite, por ser calmante e ajudar no sono. Faça e aproveite essa bebida deliciosa e rica em nutrientes

2 Responses

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
25 × 15 =