Insta_ Alimentação Regional e festas típicas222

Biodiversidade

Esse mês o tema é sobre biodiversidade e nada melhor do que falar de biodiversidade nos alimentos regionais e festas típicas, pois junho também é mês de festas juninas!

Você sabia que de acordo com o documento do Ministério da Saúde, Alimentos Regionais Brasileiros, chegamos a utilizar cerca de 3 a 10 mil espécies de plantas alimentícias ao longo da história, mas hoje a produção de alimentos do mundo reduziu para apenas cerca de 150 espécies?

Sem contar que apenas cerca de 15 espécies são responsáveis por 80% da energia que obtemos desses alimentos. Basicamente, o mundo consome beterraba e cana-de-açúcar para a produção de açúcar, e outros alimentos básicos como batata, batata-doce, feijão, mandioca, arroz, centeio, milho, sorgo, trigo, banana, coco, amendoim e soja. 


Que tal ampliar a biodiversidade da nossa alimentação?! O milho, por exemplo, possui muitas variedades, como o milho crioulo negro, vermelho, milho “mote”, entre outros. Assim, como para o arroz e o feijão, há vários outros tipos, mas que não conhecemos e nem consumimos. 


E falando em milho, fique atento, pois as festas de São João estão chegando! 
A Equipe Sustentarea preparou uma cartela de receitas juninas deliciosas! Vamos ter bolo de milho cremoso, farofa de pinhão, canjica de milho com amendoim e leite de coco e quentão!

Dica: se você é de São Paulo, dê uma passadinha na feira boliviana Kantuta, pois lá você pode conhecer uma variedade de grãos.

Fontes: Alimentos Regionais Brasilleiros – Ministério da Saúde e http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19411.pdf
Saiba mais:
http://www.matosdecomer.com.br/2016/06/o-que-e-milho-crioulo.html

#Sustentarea#AlimentaçãoSaudável#AlimentaçãoSustententável#AlimentosRegionais#ComidaTípica#FestaJunina#Biodiversidade

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
29 − 27 =