Não excluir - Redimensionar para o site (12)

Que Alimento é Esse? Licuri

Você conhece o Licuri?

O licurizeiro (Syagrus coronata) é uma palmeira que pode chegar a 11 metros de altura, com folhas que lembram a forma de coroa e é conhecido por vários nomes populares: alicuri, cabeçudo, coqueiro-aracuri, coqueiro-dicuri, iricuri, oricuri, ouricurizeiro, uricuri e uricuriba.
.
É uma planta característica de regiões de caatinga e cerrado. Possui cachos carregados de coquinhos que amadurecem até se tornarem amêndoas, sendo essa parte da planta muito consumida e vendida nas feiras livres do Nordeste.

O licurizeiro tem grande valor socioeconômico para a comunidade, pois além de auxiliar na alimentação local, outras partes da palmeira são aproveitadas, como os caules e folhas inteiras que são utilizados para construções e instalações rurais, ou artesanato, como cestas e abanadores.

As amêndoas dos coquinhos possuem ótimo valor nutricional, pois são ricas em lipídeos e proteínas, e possuem grande quantidade de carboidratos, beta caroteno e minerais. Elas podem ser usados para fazer farinha ou até leite vegetal, sugerindo várias receitas, como pães, bolos, doces, licor e até pratos típicos como o feijão, baião de dois, arroz salgado, cuscuz e tapioca.

Tem perto da sua casa? Aproveite e teste uma receita!

Fonte:
Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável do Licuri/Edvalda Pereira Torres Lins e Maurício Lins Aroucha – Brasília: Instituto Sociedade, População e Natureza. 2013. Disponível: www.cerratinga.org.br/licuri/
.
.
#Sustentarea#QueAlimentoÉEsse#Coquinho#licurizeiro#cocolicuri#ComidadeVerdade#AlimentaçãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#Amêndôas#alimentos#Nutrição
#plantedbased

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
17 − 14 =