fbpx
Você sabe o que é Agricultura Urbana e Periurbana? 🌱

A Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) é um conceito que abrange diversos aspectos, como produção, transformação e prestação de serviços, cujo o objetivo é gerar produtos agrícolas e pecuários voltados ao consumo próprio, trocas, doações ou comercialização, de maneira segura, e (re)utilizando de forma efetiva e sustentável os recursos e bens locais (solo, água, resíduos, mão-de-obra, saberes etc.). .
.
A concepção de AUP está fortemente ligada aos espaços intraurbanos (interior de um perímetro urbano/regiões metropolitanas) ou periurbanos (transição entre espaços completamente rurais e áreas urbanas), articulada com a organização do território e gestão ambiental das cidades.
No Brasil, 75% das experiências de AUP ocorr em regiões metropolitanas das grandes capitais. Na cidade de São Paulo, encontram-se muitas dessas iniciativas de produção agrícola principalmente na Zona Sul, nos distritos de Parelheiros e Marsilac. .
.
Assim, observa-se que a AUP pode contribuir para melhora de vida, aproximando a área de produção ao consumo e motivando a produção familiar e ecológica, consequentemente a sustentabilidade das cidades. Além disso, com essas iniciativas de Agricultura Urbana e Periurbana, há a promoção da segurança alimentar e nutricional. .
.
Para mais informações, consulte o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de São Paulo: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/trabalho/PLAMSANVERSAOFINAL completa.pdf
.
.
Referências Bibliográficas:
http://www.forumdascidades.pt/content/areas-periurbanas
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/trabalho/PLAMSANVERSAOFINALcompleta.pdf
https://nacoesunidas.org/fao-recebe-inscricoes-para-cursos-sobre-gestao-de-projetos-politicas-de-combate-a-fome-e-agricultura-urbana/
.
.
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
21 + 14 =