Não excluir - Redimensionar para o site (9)

Que Alimento é Esse? Jabuticaba!

A jabuticaba (Myrciaria cauliflora) é uma fruta de origem brasileira que nasce do tronco da jabuticabeira, encontrada frequentemente nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, um exemplo de alimento nativo!

É muito popular e apreciada pelo seu sabor adocicado e levemente ácido. Também é muito nutritiva, apresenta fibras, cálcio, magnésio, vitamina C e antocianinas.

Há três tipos diferentes de jabuticaba: a jabuticaba-gaúcha (jabuticaba-tuba ou jabuticaba-açu), que é grande, de casca fina, roxa-escura; jabuticaba-de-cabinho, reconhecida pelos seus cabinhos compridos; e jabuticaba-sabará ou miúda, que é pequena e de casca grossa.

A jabuticabeira é uma árvore que pode chegar até 15 m de altura, sua madeira é utilizada na fabricação de tábuas e móveis, na construção civil e para produzir lenha. Os frutos são comestíveis e podem ser utilizados na produção de geleias, bolos, doces, licor, vinho, vinagre, suco.

Use a criatividade e teste alguma receita! *Além da jabuticaba, outros alimentos nativos e receitas podem ser consultados no livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, CLIQUE AQUI e faça o download!

Bibliografia:
•Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/131711/1/2015-folder-jabuticaba-ef.pdf

.
.
.
#Sustentarea#QueAlimentoÉEsse#jabuticaba#ComidadeVerdade#AlimentaçãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#alimentos#Nutrição#receitas

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
8 × 11 =