Não excluir - Redimensionar para o site (6)

Que Alimento é Esse? Lentilha

A lentilha (Lens esculenta Moench) pertence a família das leguminosa, crescendo dentro de uma vagem, assim como o feijão, a ervilha e o grão-de-bico. Há mais de um tipo de lentilha, tem aquela de grãos verde-amarelados, chamada de macrosperma e a de grãos menores e avermelhados, a microsperma.

No Brasil, a lentilha é uma cultura de inverno e climas temperados, sendo uma produção mais comum na região Sul, mesmo assim, a produção nacional ainda é pequena, sendo a maioria proveniente da importação. Ela é muito comum na culinária árabe, usada em receitas como a mjadra, um arroz com lentilhas, mas também pode ser explorada na culinária brasileira, como uma opção de sopas, ou preparado semelhante ao nosso feijão, em saladas de forma cozida ou germinada e em hambúrgueres vegetais.

É uma ótima fonte de proteína e fibras e possui também fósforo, ferro e cálcio.

Use a criatividade e teste alguma receita!

Bibliografia:

• Alimentos regionais brasileiros/Min. da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Dep. de Atenção Básica. – 2 ed. – Brasília: Min. da Saúde, 2015.

• FREITAS, Raquel Alves de; NASCIMENTO, Warley Marcos. Teste de envelhecimento acelerado em sementes de lentilha. Rev. bras. sementes, Pelotas , v. 28, n. 3, p. 59-63, Dez. 2006 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31222006000300009&lng=en&nrm=iso>.

.
.
.
#Sustentarea #QueAlimentoÉEsse #Lentilha #Leguminosas #ProteínaVegetal #AnoNovo #ComidadeVerdade #AlimentaçãoSaudável #AlimentaçãoSustentável #alimentos #Nutrição

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
22 × 16 =