Carambola é tóxica_

Desmistificando: Carambola

A carambola é uma fruta muito suculenta e saborosa, presente majoritariamente na região Sudeste do Brasil. Quando cortada transversalmente, uma forma de estrela é obtida. Além disso, a carambola é muito nutritiva, contendo as vitamina A, C e do complexo B. 

Porém, apesar de todas essas características positivas, têm surgido dúvidas sobre a ingestão da carambola não ser segura para o organismo devido à presença de uma toxina denominada caramboxina, que pode comprometer o sistema nervoso central.

De fato, o consumo de carambola pode ser maléfico para o organismo humano devido à presença desta toxina, sobretudo para pessoas que possuem doença renal crônica, ou seja, possuem um problema no funcionamento dos rins. Isto ocorre devido à caramboxina ser filtrada e eliminada pelos rins. Assim, pessoas que possuem redução da função renal e consomem carambola apresentam elevação dessa toxina no sangue, o que pode causar soluços, confusão, vômito, convulsões e até mesmo óbito.

Para quem não possui doença renal, não há problema em comer a fruta, fazer suco ou utilizá-la em outras preparações, desde que o consumo seja feito com moderação.

Referências:

http://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/nutricaobrasil/article/view/881/1870

http://www.scielo.br/pdf/jbn/v37n2/0101-2800-jbn-37-02-0241.pdf

https://aps.saude.gov.br/biblioteca/visualizar/MTMyMg==
.
.
.

#Sustentarea #AlimentaçãoSaudável #AlimentaçãoSustententável #Desmistificando #Nutrição #Saúde

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
27 − 7 =