fbpx

A Erva-de-Jabuti (Peperomia pellucida) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), pertencente à família das Piperaceas.

.

Encontrada em países americanos e asiáticos, no Brasil está presente do Amazonas ao Paraná. Cresce de forma espontânea em áreas abertas, úmidas e sombreadas, considerada uma “praga” pelos agricultores, pois se espalha rapidamente pelo solo, no entanto, tem grande potencial alimentício.

Quando consumida crua tem sabor intenso, mas também fica deliciosa em refogados como recheio de tortas, panqueca, omeletes, bolinhos de arroz, risotos ou chás.

Utilizada pela medicina popular como antimicrobiano, anti-hipertensivo e anti-inflamatório, é amplamente estudada por suas características fitoquímicas e a presença de flavonoides, taninos e outras substâncias interessantes para produção de fitoterápicos.

Fotos por Pamela di Christine

Você pode encontrar essa e outras plantas não convencionais em hortas comunitárias como a Horta da FMUSP e da FSP. Participe dos mutirões para conhecer! Saiba como participar: @hortadafmusp e @hortafspusp

Veja nosso E-book de receitas com PANC!
www.fsp.usp.br/sustentarea/e-books/

Fontes utilizadas:
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2908/1/arquivo1166_1.pdf
http://www.matosdecomer.com.br/2016/11/temperos-e-condimentos-nao.html
https://sabordefazenda.com.br/

Experimente novos sabores e inclua uma PANC na sua alimentação!

4 thoughts on “PANC: Erva-de-jabuti”

  1. Gostei da informação sobre erva de jabuti. Vou organizar esta plantinha q tem muito perto muro. E fazer uma saladinha.

  2. Esta planta nasceu espontaneamente em um vaso, linda folhagem. Bom saber que é comestível e nutritiva também. Obrigado pela informação, viva a universidade pública!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
3 + 3 =