Não excluir - Redimensionar para o site (5)

Que Alimento é Esse? Abiu

Você conhece o Abiu?

O abiu (Pouteria caimito (Ruiz & Pav.) Radlk.) da família Sapotaceae é um fruto de uma árvore chamada abieiro, de origem na Amazônia Central e mata atlântica costeira. Encontrado em estado cultivado no interior paraense, produzindo frutos doces e com grande aceitação popular, utilizados em sua maioria para consumo in natura.

Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que é aderente à boca.

É um fruto do tipo baga, sua casca apresenta cor amarela e a polpa é gelatinosa, translúcida ou ligeiramente branca, doce, com baixa acidez. Possui de 1 a 4 sementes negras, lisas e oblongas. A maioria dos tipos de abieiro produz frutos pequenos com peso em torno de 150 gramas (g), mas pode pesar até 600 g.

Segundo a TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) da Universidade de São Paulo, em 100 g do abiu cru tem 0,8 g de proteínas, 14,9 de carboidratos, 1,7 g de fibra alimentar e 0,7 g de lipídios.

Aproveite, experimente e delicie-se !

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.0. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca.

Nascimento, Walnice Maria Oliveira do.Propagação do abieiro / por Walnice Maria Oliveira do Nascimento, José Edmar Urano de Carvalho e Carlos Hans Müller. Belém,PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2006.

#Sustentarea#QueAlimentoÉEsse#Abiu#Frutas#AlimentaçãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#Alimentos#Nutrição#AlimentosRegionais

One Response

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *