Cópia de Dia Mundial do Meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho é comemorado o Dia mundial do Meio Ambiente, a data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), marcando o início da Conferência de Estocolmo e foi comemorada pela primeira vez em 1974, tendo se desenvolvido nas últimas décadas e se tornado uma plataforma digital.

Quando falamos de meio ambiente, estamos falando de tudo aquilo que nos cerca, que nos influencia e é essencial à nossa sobrevivência, desde o clima, o ar, a água e os nutrientes, como a nossa dinâmica sócio-cultural e modelos de desenvolvimento humano.

Em cada ano essa data é comemorada com um tema diferente, este ano é sobre biodiversidade. Muito se fala sobre, mas do que se trata? Biodiversidade diz respeito a variedade de vida existente como animais, de plantas, fungos, bactérias, além de claro, o ser humano. O equilíbrio dessa diversidade interfere diretamente a vida do planeta e na vida humana.

Recentemente, no dia 22 de maio, foi comemorado o dia mundial da biodiversidade. A temática vem ganhando maior visibilidade a partir das mídias sociais onde o termo pode ser largamente difundido, o que trouxe reflexão acerca do uso dos recursos naturais e pelo impacto também que isso traz na economia, pois muitos desses recursos estão relacionados a produtos farmacológicos ou é nosso próprio alimento.

Além de uma temática, essa data possui um país anfitrião e, esse ano, a Colômbia é a sede das comemorações oficiais do Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse país possui alta diversidade, ficando atrás somente do Brasil, que é maior em extensão territorial. A Colômbia abriga cerca de 10% de espécies vivas de todo o mundo, além de ser abrigo de um variado ecossistema.

Para saber mais sobre a data e sobre biodiversidade, acesse: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br

Referências:

https://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira/gloss%C3%A1rio.html https://www.worldenvironmentday.global/pt-br
https://www.scielo.br/pdf/ea/v26n74/a11v26n74.pdf
https://www.mma.gov.br/biodiversidade.html

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
12 − 5 =