fbpx

Você conhece a Moringa?

A moringa (Moringa oleifera) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) conhecida popularmente como moringa, acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina. Nativa da Índia, é amplamente cultivada e naturalizada, entre outros lugares, na África e América tropicais.

A moringa pode ser usada como alimento, além de ter uso agronômico; medicinal e industrial. São vários os valores medicinais da moringa, dentre eles, bactericida, diurético, estrogênico, expectorante, purgativo, estimulante, tônico e vermífugo. Suas sementes produzem um óleo, conhecido como ‘Ben” ou “Behen” que por possuir grande quantidade de ácido oléico (73%) pode ser utilizado, entre outras funções, para o consumo alimentar.

As folhas são ricas em vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, magnésio, entre outros. São consumidas como vegetais verdes, em saladas, em curries, como picles e condimento. As flores, que devem ser cozidas, são consumidas misturadas com outros alimentos ou fritas na manteiga. Os frutos verdes imaturos são amplamente usados e preparados, geralmente, como as ervilhas verdes.

Experimente novos sabores e inclua uma PANC na sua alimentação!

Referências:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/44719/1/CPATC-DOCUMENTOS-9-MORINGA-OLEIFERA-UMA-PLANTA-DE-USO-MULTIPLO-FL-13127A.pdf

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100271/1/2007AP-054.pdf

#Sustentarea #PANC #moringa #plantbased #Sustentabilidade #AlimentaçãoSaudável #Nutrição #planetasustentavel #moringaoleifera

One thought on “PANC: Moringa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
1 + 2 =