Não mover - Redimensionar site (4)

ODS 7 – Consumo de energia

Existem diversas fontes de energia no mundo das quais se pode obter energia para cozinhar, aquecer, refrigerar, comunicar e movimentar meios de transportes e máquinas. A energia contribui para o desenvolvimento social e econômico, pois facilita o acesso a serviços de saúde, educação, saneamento básico, abastecimento de água tratada e aumento da renda da população. Porém, o acesso a energia ainda não alcançou de forma igualitária toda a população. 

O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, mostrou que o fornecimento de energia elétrica ainda não alcançava 2.749.243 pessoas, das quais 85,6% moravam em área rural. Sendo que 89% dos brasileiros que não tem acesso à energia estão concentrados nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. E como o próximo Censo (2021) não apresenta questões sobre acesso a energia elétrica, isso caracteriza uma ameaça ao alcance de uma das metas.

Segundo o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional que teve como ano base 2019, a matriz energética do tipo renovável é de 46,1%, sendo a biomassa da cana (18%) e energia hidraúlica (12,4%) as mais utilizadas. Por outro lado, o uso de fontes não renováveis no Brasil alcança 53,9%, liderando petróleo e derivados (34,4%) e gás natural (12,2%). 

Atualmente, o setor de transporte é o que mais consome energia no Brasil e é responsável pelas maiores emissões de gás carbônico na atmosfera, o que pode contribuir para o efeito estufa e aquecimento global.

Os caminhos para alcançar esse objetivo são utilizar a energia de maneira eficiente e ampliar o acesso a fontes de energia de origem renovável – isto é, que permite a reutilização do recurso energético – e também de energia limpa, que tem como foco não prejudicar o meio ambiente. São exemplos de energia renovável e limpa: a força da água, vento, sol, biomassa de cana, entre outros. Além disso, é fundamental que o custo da energia seja acessível e compatível com o nível de renda dos indivíduos.

Acompanhe também as outras postagens sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU em aqui em nosso site!

Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente nos comentários!

Referências:

Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos. Organização das Nações Unidas, 2018.

https://nacoesunidas.org/pos2015/ods7/

https://brasilnaagenda2030.files.wordpress.com/2020/07/por_rl_2020_vs_4_mari_singlepage.pdf

https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-479/topico 521/Relato%CC%81rio%20Si%CC%81ntese%20BEN%202020-ab%202019_Final.pdf

.
.
.
#ods #sdg #ONU #DesenvolvimentoSustentável #saúde #sustentabilidade

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
9 + 10 =