fbpx

🌱 Você conhece o Jambu?

O jambu (Spilanthes oleracea L), também conhecido como agrião-do-pará, agrião-do-norte, agrião-do-mato, agrião-da-amazônia ou gambu, é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional).

Essa PANC é uma hortaliça herbácea, perene, de crescimento predominantemente prostrado, atingindo entre 30 a 40 cm de altura. Produz folhas de cor verde-intenso e pequenas flores amarelas.

O crescimento e desenvolvimento do jambu ocorre melhor em regiões de clima quente e úmido. Após a colheita, sua vida útil em temperatura ambiente é curta. Entretanto, se embalado e colocado na parte baixa da geladeira, pode ser conservado por até 7 dias.

Nativo da região amazônica, é muito apreciado e utilizado no Norte do Brasil. Os talos, folhas e flores do jambu são utilizados em cozidos e sopas. Além disso, o jambu é ingrediente indispensável em pratos típicos como pato no tucupi, tambaqui no tucupi e tacacá. Pensando em sua composição nutricional, o jambu tem fibras e ferro.

Você sabia que quando se consome as folhas e, principalmente, as flores do jambu ocorre salivação e sensação anestésica na boca? Essa característica apreciada é devido a uma substância presente na PANC chamada espilantina

Créditos: foto de capa tirada @pamefranco2 na @hortadafmusp e Canva


Experimente novos sabores e inclua uma PANC na sua alimentação!

_
Por Giovanna Corsi (@gi.corsi)

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Empraba: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/160996/1/folder-jambu.pdf.

Tabela TBCA USP.

.
.
.
#Sustentarea#PANC#jambu#plantbased#Sustentabilidade#AlimentaçãoSaudável#Nutrição#planetasustentavel

One thought on “PANC: Jambu”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
23 − 18 =