Não mover - Redimensionar para o site (5)

Sindemia Global

Sindemia Global é a combinação sinérgica entre as pandemias de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, as três decorrentes, principalmente, do sistema agroalimentar global, além de outros fatores sociais em comum.

Entre as causas estão os interesses comerciais que orientam o modelo do sistema agroalimentar global, a falta de vontade das lideranças políticas e também a falta de ação efetiva da sociedade em geral. Por conta disso, as soluções devem ser consideradas conjuntamente, e com urgência.

Alimentos ultraprocessados, nutrição, sistema alimentar e sustentabilidade estão conectados. E, com o aumento considerável nas últimas décadas no consumo de alimentos ultraprocessados, estes passaram a moldar o sistema alimentar e a influenciar os padrões alimentares populacionais, impactando negativamente a qualidade da alimentação, saúde, cultura e do meio ambiente.

O documento “A Sindemia Global da Obesidade, Desnutrição e Mudanças Climáticas: relatório da comissão Lancet”, de 2019, apresenta com mais detalhes a coexistência desses três importantes problemas de saúde pública no mundo: obesidade, desnutrição e mudanças climáticas.

_
Por Ana Romito (@analuromito) e Jennifer Tanaka (@comermudaomundo)
.
.
.
#SindemiaGlobal#Sustentarea#sustentabilidade#meioambiente#aquecimentoglobal#obesidade#desnutrição#mundançasclimáticas#lancet#SustentareaeODS#ODS#ODS13#agenda2030

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
16 − 10 =