Preservação do solo no cultivo da mandioca

Preservação do solo no cultivo da mandioca

Os solos são a base para produção de alimentos e o planeta 🌎 depende da conservação deles. Se queremos ter comida na mesa 🍴, para nós e para as gerações futuras, em quantidade e qualidade necessárias, precisamos adotar maneiras sustentáveis de produzir.

O cultivo da mandioca vai muito além do seu valor nutricional. É um cultivo generoso por usar com eficiência recursos como água 💦 e nutrientes do solo 🌱, ser resistente a períodos de seca e chuvas esporádicas. A demanda pela mandioca está crescendo, criando oportunidades de intensificar sua produção e melhorar a renda dos agricultores.

⚠️ Porém, intensificar não significa produzir em larga escala.

Elaborado pela FAO, o guia “Produzir mais com menos” traz uma série de recomendações aos agricultores para evitar os riscos da intensificação e, ao mesmo tempo, aumentar a produção, contribuindo para o desenvolvimento econômico interno.

💡Atualmente 80% da produção de mandioca é feita por pequenos agricultores e o cultivo responsável já é realidade de muitos deles, que optam pelas práticas agrícolas sem impactar de maneira negativa o planeta.

Mas e nós consumidores? Mesmo que a interação com o campo esteja longe de nossas realidades, é possível adotar práticas que fortalecem o cultivo da mandioca.

Que práticas você já faz?

Referencias:
– Embrapa – Página mandioca.
– Produzir mais com menos – FAO.
– Dia Nacional da Conservação do Solo: sua história e um alerta da FAO
.
.
.
Por Larissa Lazari (@lalilazari), Larissa Ishigai (@larissaishigai) e Marsia Serrano (@marsiaserrano)

#Mandioca #ProduzirMaisComMenos #Solo #Macaxeiras #Sustentabilidade

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
21 + 12 =